Alho Francês
Muito consumido principalmente na culinária do Egito e Médio Oriente, em vez de formar um bolbo arredondado, como a cebola, o alho-francês produz uma sucessão cilíndrica de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea.
Esta parte esbranquiçada é a mais utilizada no culinária, embora a parte verde possa também ser aproveitada por exemplo nas sopas.
É rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, fósforo e carotenóides e deve ser consumido o mais cru possível para que conserve as suas características naturais. Isto porque o alho francês é daqueles alimentos que quando cozinhado perde muitas das suas propriedades nutricionais.
Por ter uma quantidade de calorias muito baixa, o alho francês pode ser utilizado em dietas.
Como tem um sabor muito agradável, pode acompanhar vários alimentos e pode estar presente em saladas e sopas, acompanhar carnes e peixe, sendo apenas contra-indicado a pessoas que estão a seguir uma dieta baixa em potássio ou que estejam a tomar anticoagulantes.
São vários os benefícios que este alimento nos traz. Inibe o crescimento de bactérias, é anti-inflamatório, melhora o sistema imunitário, ajuda à prevenção e controle da diabetes, ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares permite um maior controlo do peso, melhora os sintomas de artrite reumatóide, ajuda a eliminar o Ácido Úrico, é diurético, atenua os sintomas da bronquite, alivia os sintomas de sinusite e ajuda também a acabar com a prisão de ventre.