Cenoura
A nível de minerais, a cenoura tem presentes o fósforo, potássio, cálcio e sódio. Todos eles exercem uma função eminentemente plástica no organismo, fazendo parte da formação dos tecidos que sustentam o organismo, do tecido ósseo e cartilaginoso, e participam da composição dos órgãos internos, glóbulos vermelhos, medula óssea, entre outros. De referir que a deficiência de minerais pode causar várias doenças, como o raquitismo na falta de cálcio, ou a anemia na falta de ferro.
É também um alimento que possui uma boa quantidade de fibras, muito importantes porque regulam o intestino e cujo principal benefício é facilitar e favorecer o bom funcionamento do aparelho digestivo. Sendo um alimento rico em fibras é na verdade várias vezes utilizado em dietas de perda de peso. Aliás, trata-se de um alimento muito pouco calórico sendo que 100 gramas de cenoura possuem apenas 35 a 40 calorias.
Utilizada em culinária, a cenoura tem potencialidades quase infinitas: saladas, bolos, sumos, cremes, refogados, purés, doces, ou como acompanhamento aos mais diversos pratos e cozinhados.
Podemos encontrar a cenoura à venda ao longo do ano embora o período de colheita esteja, normalmente, situado entre Julho e Janeiro.