Obesidade masculina afeta espermatozoides e pode ser herdada
Investigadores da Universidade de Copenhaga sugerem que os espermatozoides de homens magros e gordos têm marcadores epigenéticos diferentes que podem conduzir a comportamentos diferentes dos genes, escreve o Sapo.
No estudo, publicado na revista especializada Cell Metabolism, foram examinados os espermatozoides de seis homens obesos que aguardavam uma cirurgia para perder peso. Os cientistas analisaram material genético recolhido dos pacientes antes do tratamento, uma semana depois da cirurgia e um ano depois. Romain Barres, principal autor do estudo, afirmou que as mudanças nos espermatozoides podiam ser observadas logo na semana seguinte à operação.
Segundo o investigador, notaram-se "mudanças epigenéticas" que podem mudar a forma como um gene se manifesta. De acordo com informação citada pela BBC, Barres admite que ainda são necessários mais estudos para descobrir como essas mudanças afetam o gene.
No entanto, as alterações nos espermatozoides registados pela equipa estão relacionados com os genes conhecidos por controlarem o apetite e por regularem o desenvolvimento do cérebro.
De acordo com Romain Barres, descobertas semelhantes sido verificadas em testes em animais de laboratório.