Obstrução da via aérea
A maioria dos casos de obstrução da via aérea é provocada por engasgamento, ocorrendo com maior frequência durante as refeições. A obstrução pode ser ligeira ou grave. Na obstrução ligeira passa algum ar. A vítima consegue tossir podendo falar e/ou fazer algum ruído ao respirar. Deve vigiar o seu estado e encorajar a tosse.
Na obstrução grave já não existe passagem de ar. A vítima não fala, não tosse e não emite ruído respiratório. Ou seja, não respira. Pode demonstrar grande aflição e ansiedade, sendo necessário actuar rapidamente para a obstrução não resultar na morte da vítima.
Pancadas interescapulares
Na obstrução por corpo estranho, deve começar por tentar desimpedir a via aérea, com aplicação de pancadas interescapulares (ao nível das costas no meio dos ombros) e em caso de insucesso deve efectuar a chamada manobra de Heimlich.
Manobra de Heimlich
Coloque-se por trás da vítima, pondo os braços à volta ao nível da cintura e a sua perna entre as dela. Feche uma das mãos, em punho, e coloque-a com o polegar no abdómen da vítima, um pouco acima do umbigo.
Agarre o punho da mão colocada anteriormente e puxe. Faça-o com um movimento rápido e vigoroso, para dentro e para cima na sua direcção.
Cada compressão deve ser um movimento claramente separado do anterior. Repita este movimento até 5 vezes, vigiando se ocorre a resolução da obstrução e avaliando o estado de consciência da vítima.
Esta manobra causa uma elevação do diafragma e aumento da pressão nas vias aéreas, forçando a saída do corpo estranho.
Obstrução da via aérea nos bebés
A maioria das obstruções da via aérea nos bebés ocorre com comida ou com pequenos objectos. É fundamental uma actuação rápida.
Se o bebé está consciente, segure-o de barriga para baixo, apoiando o tórax no seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Dê até 5 pancadas nas costas, a meio dos ombros.
Se não conseguir remover o corpo estranho, deite o bebé de barriga para cima mantendo igualmente a cabeça a um nível inferior ao do corpo. Faça até 5 compressões torácicas, tal como estivesse a fazer manobras de reanimação, após as quais inspeccione a boca e se tiver algum objecto visível retire-o.
Enquanto não resolver a obstrução e o bebé estiver consciente, alterne as pancadas com as compressões. Se ainda não o fez, peça ajuda.
Se o bebé ficar inconsciente ligue de imediato 112 e explique o sucedido.