Chá verde
Tradicionalmente mais utilizado na China e no Japão, tem vindo a ganhar terreno no Ocidente em virtude das suas conhecidas propriedades antioxidantes entre outras.
A nível de preparação, o chá verde não deve ter um tempo de infusão superior a 3 minutos, evitando-se assim a cozedura das folhas e o gosto amargo que daí advém.
Vários são os benefícios na toma do chá verde. A prevenção de cancro é atribuída aos flavenóides e catequinas que bloqueiam as alterações celulares que originam tumores. As vitaminas C, K, B1 e B2, aliadas ao manganês, potássio e ácido fólico ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e baixar os níveis de colesterol, bem como à melhoria das condições das nossas artérias. Está ainda identificado com a melhoria das funções fisiológicas, aumento da densidade mineral óssea e ajuda ainda à perda de peso, principalmente quando tomado antes da prática de exercício físico.
Estudos recentes indicam ainda que quando em creme, o chá verde melhora ainda o nosso sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B pois reduz a inflamação provocada pela exposição excessiva a este tipo de radiação.