Não deixe que as rotinas apaguem a chama

Desejo

Atualizado: 
20/05/2014 - 09:42
Os sentimentos de paixão experienciados nas fases iniciais de um relacionamento chegam a atingir níveis de tal modo elevados que se tornam difíceis, ou até mesmo impossíveis de manter com o passar dos anos.
Desejo

Para que uma relação se mantenha sempre saudável, os casais têm a obrigação e a responsabilidade de agir e contrariar todos os factores que possam influenciar o decrescimento do desejo.

Quando existe atracção por alguém desconhecido e em que tudo é novidade, é natural que o desejo seja um sentimento forte, capaz de provocar sensações únicas de euforia e bem-estar. Todo o processo, da sedução até à conquista final, é algo que nos faz sentir desejo. A vontade de estar com a outra pessoa, partilhar experiências e experimentar novas sensações contrasta com qualquer sentimento de monotonia.

A intensidade com que é vivida toda a fase de conhecimento vai decrescendo à medida que o tempo passa e tudo aquilo que outrora foi novidade, deixa de o ser. Ao partilhar a mesma casa e com o stress normal do dia-a-dia, deixam de se encontrar razões para seduzir o parceiro acabando por ceder ao factor que mais afecta o desejo num casal, a rotina. Não quer dizer que se tenha deixado de gostar, mas a realidade é que uma relação pode não viver só de afectos, o desejo e a sexualidade são fundamentais.

A evolução de uma relação passa por conhecer, desejar, seduzir, gostar e amar a pessoa com quem nos envolvemos. Ao amar uma pessoa constroem-se bases que permitem dar estabilidade e tranquilidade ao relacionamento. Essas bases são muito importantes, mas por vezes acabam por tirar á relação alguma essência da sua plenitude. Na maior parte dos casos, os hábitos e as rotinas acabam por ocupar mais espaço do que deveriam numa vida em conjunto.

É um facto que o ser humano necessita sentir afecto e, quando são criados laços afectivos que surgem naturalmente do desejo inicial, este, por vezes, acaba por passar para segundo plano. Para que exista equilíbrio numa relação é necessário não descuidar nenhum dos dois - o afecto e o desejo - e saber de que maneira fazê-lo.

A fantasia, entre outras coisas, é fundamental para manter a chama acesa e anular a rotina. A comunicação, num relacionamento, deve abranger também os temas mais íntimos da sexualidade, dando a conhecer ao parceiro quais as necessidades e fantasias de cada um.

Confira se tem todos os ingredientes para manter presente o desejo na sua relação:

· Não descuide a sua aparência

· Mantenha-se saudável física e psicologicamente

· Organize bem o seu tempo

· Não deixe de pensar em sexo

· Faça surpresas

· Transmita e concretize as fantasias

· Evite as rotinas
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock