No Reino Unido

Centro de investigação paga 5 mil euros a quem aceitar ficar com gripe

Um centro de investigação britânico está a pagar o equivalente a 5 mil e poucos euros (5,5 mil dólares americanos ) a quem não se importar de receber uma dose do vírus Influenza - o vírus da gripe - e permanecer isolado num quarto com direito a refeições gratuitas e acesso à Internet.

Os voluntários do centro de investigação hVIVO, em Londres, Reino Unido, estão a ser bem pagos para servir de cobaia para uma experiência segura para a saúde humana, escreve o Sapo.

"Queremos saber exatamente quando e como se dá uma infeção viral e quanto tempo demora a recuperação", explica Cyrus Ghobado, investigador de virologia do hVIVO, fundado em 2001. "O início da infeção é importante para nós", acrescenta em declarações à BBC.

Ghobado explica que a intenção é determinar e perceber os efeitos do vírus da gripe no corpo humano.

Dependendo do tipo de investigação, os voluntários podem ser isolados até duas semanas e meia num quarto com casa de banho.

O único contacto com o exterior é através da Internet. O contacto humano dá-se apenas com funcionários do centro, que usam roupas especiais para evitarem a infeção.

"Temos uma equipa de cientistas altamente experiente que testa o vírus de uma forma muito controlada", garante Ghobado.

Os voluntários recebem a dose do vírus da gripe em pequenas quantidades através do nariz e 48 horas depois os primeiros sintomas começam a aparecer.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock