As plantas e os problemas digestivos
Os sintomas da má digestão podem surgir logo após qualquer refeição, e podem ser acompanhados da sensação de enfartamento.
Existem diversas causas para a má digestão sendo as mais comuns a má combinação dos alimentos entre si e a ingestão de muitos líquidos juntamente com a comida. A má digestão pode fazer com que os alimentos não sejam digeridos corretamente e que a absorção dos seus nutrientes seja prejudicada.
Para aliviar os sintomas de má digestão pode recorrer à ajuda de algumas plantas e ervas:
Alcachofra, em planta. As suas folhas podem ser chupadas para facilitar a digestão;
Anis, tem a mesma utilização da Alcachofra. Pode-se chupar uma estrela de Anis como se fosse uma pastilha Rennie;
Boldo, utilizado em infusão nos casos de má digestão.
A Azia caracteriza-se por uma sensação de ardor ou queimadura no peito, atrás do esterno, geralmente depois de comer. A dor muitas vezes agrava na posição de deitado ou quando nos curvamos. Ter azia ocasionalmente é comum e não há motivo para alarme. Saiba que pode beber um chá de Urtiga-Branca, também muito usado em gastrites, para aliviar os sintomas.
A flatulência é uma acumulação de gases no intestino que se forma quando o organismo utiliza os alimentos para obtenção de energia. Provoca espasmos dolorosos e distensão abdominal. Os gases intestinais são constituídos por várias substâncias, algumas das quais são responsáveis pelo seu (mau) odor.
O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares e outros hidratos de carbono ou o aumento brusco da ingestão de fibras estão na origem desta indisposição.
Para se ver livre da flatulência utilize o Funcho – adicionado nos cozinhados, cozido ou em chá;
Louro – por exemplo, como algumas couves provocam gases, estas devem ser cozidas com louro para que percam as propriedades que provocam flatulência;
Óregãos, que devem ser utilizados secos, como nas saladas.
A prisão de ventre, ou obstipação, é uma das mais comuns perturbações gastrointestinais. Caracteriza-se por evacuações incómodas. Na sua grande maioria, os casos de obstipação devem-se a erros alimentares, fraca ingestão de líquidos e falta de exercício físico.
Se sofre de prisão de ventre faça uma infusão de Erva-cidreira ou Camomila ou introduza Psílio (em forma de semente) na sua dieta alimentar.