Como dormir melhor durante a gravidez
Durante a gravidez é importante que se descanse tanto quanto possível, mas é também durante este período, tão feliz e importante para a mulher, que surgem diversos distúrbios no sono.
Insónias, azia, dores nas costas e acordar frequentemente para ir à casa de banho são os principais entraves para uma noite bem dormida.
À medida que a gravidez avança estes fatores podem incomodar cada vez mais.
O aumento do volume da barriga, o desconforto físico, a ansiedade provocada pela antecipação do parto, o cansaço acumulado podem também fazer com que tenha dificuldade em adormecer e dormir de forma repousante.
Saiba que, o elevado nível de progesterona produzida na gestação, que torna a digestão mais lenta, é o responsável pelo refluxo dos ácidos produzidos no estômago, a que vulgarmente chamamos de azia.
Para melhorar estes sintomas experimente dormir com a cabeça elevada com a ajuda de uma almofada.
Nos últimos meses da gestação, pode também dar por si a ressonar em resultado do estreitamento das vias respiratórias provocado pela grande produção de progesterona que leva ao inchaço dos tecidos moles das vias nasais. Neste caso, tente dormir de lado.
À medida que a gravidez avança podem ainda ocorrer cãibras progressivamente mais dolorosas e intensas especialmente quando está a dormir.
Para prevenir as cãibras é importante que massaje suavemente as pernas após o banho, com movimentos amplos e circulares na direção dos pés para as ancas e tente levantar as pernas alguns minutos, durante o dia, sempre que tiver oportunidade para o fazer e evite cruzar as pernas quando está sentada. Procure também arranjar uma posição confortável para dormir apoiando as pernas em almofadas. Vai ver isso a vai ajudar, e muito!
As dores de costas tão típicas durante a gravidez podem ser aliviadas se dormir de lado, num colchão firme, com uma almofada debaixo da barriga e outra entre as pernas para manter a parte inferior das costas bem apoiada.
Evite ainda fazer refeições pesadas ao jantar. Prefira refeições leves e uma ceia se tiver fome antes de se deitar. E se necessário beba um leite morno ou infusões à base de ervas calmantes (passiflora ou tília) para a ajudar a adormecer.
Pratique exercício físico, mantenha-se ativa e reserve algum tempo para meditar ou relaxar antes de dormir. Vai ver que resulta!