Cidades vestem-se de cor-de-rosa
Todos os anos, a 30 de Outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Movimento Vencer e Viver, assinala o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama com iniciativas que pretendem alertar a população em geral para a importância da deteção precoce do cancro. Este ano não é exceção.
Todos os anos são detetados cerca de 6.000 novos casos, só em Portugal. Os estudos mostram uma correlação direta entre o momento da deteção e a taxa de sucesso do tratamento.
O objetivo? Conseguir levar a mensagem ao maior número de pessoas. Sabe-se que os motoristas dos transportes públicos têm contacto direto com mais de 1 milhão de pessoas diariamente, pelo que a Liga Portuguesa Contra o Cancro pediu o seu apoio neste dia ao vestirem a camisola cor-de-rosa.
Segundo Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “seis mil novos casos é um número avassalador. A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem assim a responsabilidade de ser um agente ativo nesta batalha. Dinamizado pelo Movimento Vencer e Viver, estaremos concentrados nesta ação para que seja um momento único e impactante, que chame a atenção das pessoas. Vamos alertar os portugueses para a importância do rastreio e para o facto da deteção precoce fazer toda a diferença neste processo.”
No dia 30 de Outubro, logo pela manhã, cinco cidades portuguesas vestem cor-de-rosa para assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama.
Se andar de transportes públicos, veja quem aderiu a esta causa:
· Lisboa - Transportes de Lisboa – Carris, Metro e Transtejo
· Porto - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP)
· Coimbra - Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e TRANSDEV Mob. SA
· Madeira – Horários do Funchal
· Açores - Empresa de Viação Terceirence, Lda Angra do Heroísmo