I Simpósio Ibérico em Lesões Vertebro-Medulares

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
Rua Conde Barão, 317 2645-019 Cascais
Portugal
PT
38° 43' 53.5224" N, 9° 24' 1.6596" W

O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão será o palco do primeiro Simpósio Ibérico em Lesões Vertebro-Medulares, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em parceria com a Associação Salvador e o Instituto de Investigação de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS). O encontro realiza-se a 30 de novembro e 1 de dezembro e é dedicado aos “Novos Paradigmas em Medicina Regenerativa de Lesões Vertebro-Medulares”.

Reforçando a aposta da Santa Casa na investigação científica em diferentes áreas das neurociências, o evento traz a Portugal um conjunto alargado de especialistas internacionais, visando mostrar de que forma os avanços clínicos se podem refletir na melhoria da qualidade de vida dos doentes, e aproximar a comunidade civil dos investigadores e médicos que atuam nesta área científica.

Ao mesmo tempo que se promove o debate sobre os mais recentes avanços em lesões vertebro-medulares (LVM) e a sua integração na prática clínica, o encontro terá uma forte vertente social, vocacionada para o grande público. O objetivo é proporcionar o contacto direto e informal entre pacientes de LVM e respetivos familiares, e os médicos e cientistas, no sentido de tornar a partilha de experiências e das principais preocupações dos pacientes num contributo real para quem investiga e estuda possíveis soluções para este problema. Haverá, também, espaço para sessões sobre importantes atividades como a fisioterapia e o desporto, e terá ainda lugar uma pequena feira de emprego para promover a integração de pessoas com LVM.

Reunindo prestigiados oradores de instituições de todo o mundo – como António Salgado, Moises Mallo e Nuno Silva de Portugal; Gregoire Cortine da Suíça; Julian Scott Taylor e Rubèn Lopez de Espanha; Samuel David do Canadá; Eva Sykova da República Checa; Abhay Pandit da Irlanda – este encontro surge da vontade dos organizadores de alertar para a relevância do trabalho de investigação desenvolvido nesta área, e de sensibilizar para a necessidade de encontrar novas soluções que possam melhorar a qualidade de vida e minimizar o impacto destas lesões nos doentes, quer do ponto de vista clínico quer social.

Promover a colaboração entre diferentes comunidades científicas dedicadas à área das LVM, nomeadamente aproximando grupos de investigação entre Portugal e Espanha de outros países da Europa e da América do Norte, é um passo fundamental para estimular a discussão e procurar novas abordagens a esta problemática, dando espaço à convergência e à criação de parcerias potencialmente benéficas e mais avançadas.

O evento realiza-se no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), um espaço de saúde da Santa Casa reconhecido pela prestação de um serviço único e pelo trabalho que desenvolve no tratamento de lesões vertebro-medulares, uma área onde se destaca no contexto nacional prosseguindo o pioneirismo que fez deste centro um centro de referência na área da reabilitação há cerca de 50 anos.

Pode consultar todas as informações no site do evento, em www.scis.org.pt.

30/11/2015 a 01/12/2015 (ended)
País: