Grupo “Urticária Crónica Portugal” alerta para os efeitos negativos na qualidade de vida dos doentes
“Apesar de ser uma doença bastante comum tem um impacto muito negativo na qualidade de vida dos doentes, nomeadamente a nível social. Por ser muito visível, acaba por ser confundida, de forma errada, com uma doença contagiosa”, afirma Patrícia Vicente, mentora do grupo “Urticária Crónica Portugal” que almeja tornar-se na primeira associação para doentes, familiares e amigos de quem sofre de urticária.
“Tudo a Nu” é o conceito da iniciativa que pretende chamar a atenção da população e mostrar como se manifesta a urticária na pele, numa tentativa de ajudar a reduzir o estigma à doença.
Nos dias 1 e 2 de Outubro, o Atrium Saldanha recebe uma exposição de manequins que apresenta os principais sintomas da urticária – as manchas avermelhadas com relevo. Neste espaço, o Grupo Urticária Crónica Portugal faz a distribuição de folhetos informativos sobre a doença, esclarecendo a população para uma doença que vai afetar 1 em cada 5 portugueses.
Durante estes dias, qualquer pessoa pode deixar o seu contributo na página do facebook e tirar uma foto com um manequim com “urticária”, que será partilhada no álbum “Amigos dos Doentes com Urticária”, no facebook, e marcar com a hashtag #amigosdosdoentescomurticaria.