Óleos disfarçam as cicatrizes pós cesariana
Não há forma de fazer desaparecer completamente as marcas da incisão cirúrgica da cesariana. Há, contudo, produtos que ajudam a melhorar a sua aparência. Nomeadamente os que na sua formulação incluem vitaminas e extratos de plantas misturados numa base de óleo. Uma condição importante presente nestes produtos é que sejam bem absorvidos pela pele, que a sua ação não se limite à superfície da mesma, tornando-a macia, suave e com mais elasticidade.
Devem fazer parte destes óleos as vitaminas A e E. A vitamina A proporciona a formação de novo colagénio, contribui para a renovação da pele, ajudando a aumentar a sua elasticidade e melhorando a textura e o tom da mesma. A Vitamina E, por sua vez, tem um efeito antioxidante que auxilia na manutenção da boa aparência da pele, e efeitos favoráveis no processo de cicatrização.
Há alguns óleos de extratos de plantas que também têm um impacto positivo na melhoria da aparência das cicatrizes. É o caso do óleo de Lavanda que melhora a firmeza e suavidade da pele e é conhecido pelo seu efeito calmante e suavizante. O Óleo de Calêndula, derivado das flores da planta de malmequer, tem um efeito na regeneração celular e reduz a inflamação superficial da pele. O Óleo de Alecrim ajuda a revigorar e a suavizar a pele, tendo um efeito antisséptico suave. E por fim o Óleo de Camomila, pela sua ação anti-inflamatória, tem benefícios calmantes e relaxantes para a pele.
Se recentemente foi submetida a uma cesariana, após a sua cicatrização, aplique diariamente um óleo sobre a superfície da pele.
Outros conselhos para melhorar a cicatriz da sua cesariana:
1. Higiene
A zona da incisão deve ser lavada com água e sabão, e depois bem seca, para evitar que a cicatriz fique húmida.
2. Alimentação
Beber muita água para manter a pele hidratada, comer alimentos ricos em fibras, vitamina C e alimentos pouco gordurosos, são cuidados gerais que também ajudam no processo de cicatrização.
3. Repouso
A partir da cicatrização, o processo de evolução da cicatriz demora cerca de 12 a 18 meses.
Como após qualquer intervenção cirúrgica, depois de uma cesariana estão desaconselhados esforços físicos precoces, sobretudo na região abdominal, pelo risco de que ocorra uma deiscência (rotura) parcial ou total da cicatriz. Quando esta complicação se verifica, surgem com frequência, durante o novo processo de cicatrização, retrações cicatriciais que podem causar dor em certos movimentos, pela perda de elasticidade (fibrose) desses tecidos. A atividade física precoce relativamente ao processo de cicatrização, e certas características individuais dos tecidos cutâneos, podem também contribuir para a hipertrofia dos tecidos cicatriciais e para o aparecimento de queloides.
4. Evite o sol
A radiação ultravioleta produz efeitos na pigmentação da pele, pelo que a exposição solar das cicatrizes está desaconselhada nos primeiros 6 meses. Posteriormente estas zonas da pele devem ser protegidas pela aplicação repetida de um produto contendo um fator de proteção elevado.
5. Outras opções de tratamento
Quando surgem cicatrizes hipertróficas existem várias opções para melhorar a sua aparência, como sejam a cirurgia plástica, a aplicação de produtos intradérmicos e o laser.
6. A aceitação
Apesar de todos os cuidados, que contribuem para melhorar o aspeto, uma cicatriz não desaparece, dado que houve uma perda de continuidade da pele.
Os cuidados a ter com as cicatrizes melhoram o seu aspecto mas não as eliminam, dado que houve uma perda de continuidade da pele. No entanto, todas as cicatrizes contam uma história, que no caso das cicatrizes das cesarianas traduzem geralmente uma história feliz – o nascimento de um filho.
Assim, os cuidados que se aplicam às cicatrizes, além de melhorarem o seu aspeto, contribuem também para que as histórias que contam vão fazendo parte de cada vida.