Dia 26 de setembro

Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros promove Cerimónia de Vinculação à Profissão

800 novos enfermeiros vão ser reconhecidos para o exercício da profissão em Portugal.

A Secção Regional do Norte (SRN) da Ordem dos Enfermeiros (OE) promove no próximo dia 26 de setembro a Cerimónia de Vinculação à Profissão, que irá decorrer no Grande Auditório do Fórum da Maia, pelas 15 horas. 800 jovens licenciados em Enfermagem recebem neste evento da SRN as suas cédulas profissionais que lhes permitem o exercício legal em Portugal. A cerimónia será presidida pelo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Germano Couto e contará com a presença do Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Jorge Cadete.

As boas-vindas a estes jovens profissionais do Norte do país (são mais de três mil a nível nacional) acontecem num contexto em que se reconhece a falta de Enfermeiros no sistema de saúde português, que na sua tripla vertente pública, privada e social, tem capacidade para absorver todos os recém-licenciados.

Durante a Cerimónia de Vinculação à Profissão serão entregues as cédulas profissionais aos enfermeiros recém-admitidos, formalizando-se a sua vinculação à profissão. Nesta solenidade os jovens enfermeiros comprometem-se a fazer de tudo para que os seus pacientes recebam o melhor tratamento, proferindo o célebre “Juramento profissional baseado no juramento de Florence Nightingale”: “Livre e solenemente, em presença de Deus e desta assembleia juro: dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana; exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar sem desfalecimento, os segredos que me forem confiados; respeitar a vida desde a conceção até a morte, não praticar voluntariamente atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter elevados os ideais da minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.” 

Fonte: 
Essencia Completa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock