Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiras Ana Albuquerque Queirós e Delmina Moreira homenageadas

As enfermeiras Ana Albuquerque Queirós e Delmina dos Anjos Moreira, que desde meados do século passado marcaram o desenvolvimento do ensino na Região Centro, vão ser homenageadas no dia 17 em Coimbra pela Ordem dos Enfermeiros.

A homenagem é da iniciativa do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) que, assim, reconhece o contributo que ao longo de décadas deram ao desenvolvimento da Enfermagem e afirmação da Ordem dos Enfermeiros.

A sessão de homenagem decorrerá pelas 11h00 na sede da SRC, em Coimbra, onde será atribuído o nome da enfermeira Ana Maria Correia Albuquerque Queirós a uma sala nobre do edifício, enquanto o auditório terá como patrona a enfermeira Delmina dos Anjos Moreira.

Para a Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC, Enfº Isabel Oliveira, trata-se de um ato de justiça para com duas figuras cimeiras da Enfermagem, que conseguiram aliar a prática, o ato de cuidar dos cidadãos, ao desenvolvimento do ensino e da ciência.

Do seu exemplo, dos valores que afirmara, e do seu trabalho, muito se fica a dever a elevação social e profissional da Enfermagem em Portugal.

Ambas contribuíram também ativamente para consolidação e desenvolvimento da missão da Ordem dos Enfermeiros, quer enquanto dirigentes, quer na liderança de projetos.

A enfermeira Delmina Moreira esteve ligada à criação das escolas de enfermagem da Guarda, Castelo Branco e Bissaya Barreto (Coimbra).

De 1974 a 2000 foi Diretora da Escola de Enfermagem Bissaya Barreto, de Coimbra. Aposentou-se em 2002, aos 70 anos, como presidente do Conselho Diretivo desta escola superior.

A enfermeira Delmina dos Anjos Moreira nasceu em 1932 no concelho de Macedo de Cavaleiros e em 1955 iniciou a atividade de enfermeira, e de assistente de curso na Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Em 1959 iniciou funções de Enfermeira-Geral nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Foi agraciada em 1996 com a Medalha de Prata de Serviços Distintos pelo Ministério da Saúde. No mandato de 1999-2003 foi Presidente da Mesa da Assembleia Regional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

A enfermeira Ana Albuquerque Queirós nasceu na Beira, Moçambique, em 1954, aposentou-se em 2011 como Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, quando cumpria uma missão de ensino na Universidade de Cabo Verde.

É membro da Ordem dos Enfermeiros desde Maio de 1998, tendo colaborado com a sua Comissão Instaladora (presidindo à Comissão Eleitoral da Região Centro em Junho de 1999). Ainda no âmbito da sua colaboração com a OE fez parte do Grupo de Trabalho sobre os Princípios Enformadores da Política de Saúde.

Fonte: 
GCIC - Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.