Eficácia de medicamento que previne VIH
O medicamento PrEP, que previne a contração do VIH, foi alvo dos primeiros testes empíricos. Segundo o Observador, uma equipa de investigadores estudou o efeito do medicamento em 650 pessoas e os resultados foram positivos. Os testes duraram 32 meses e incidiram sobre indivíduos com comportamentos de risco. Desses 650, quase todos foram homens que têm relações sexuais com outros homens.
Os participantes desenvolveram outras doenças sexualmente transmissíveis durante o período experimental. Porém, de acordo com a revista Time, revelaram-se nesse período imunes à contração de VIH. O PrEP foi aprovado em 2012 pela agência governamental norte-americana Food and Drug Administration. Segundo a Centers for Disease Control and Prevention, o medicamento pode reduzir o risco de infeção do VIH em 92%, se devidamente tomado.
Em Julho de 2014, a Organização Mundial de Saúde fez pela primeira vez uma “forte recomendação” aos homens saudáveis que tenham relações sexuais com outros homens para tomarem medicamentos que previnam a contração do vírus.