INEM está a terminar plano para reforçar meios
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) diz que está a terminar, "para o futuro", um plano de reforço de meios para a época alta no Algarve, mas que já existiu algum reforço de meios no distrito em relação ao que se verificava no passado.
É esta a resposta do INEM às críticas da Federação dos Bombeiros do Algarve que, em declarações à TSF, disse que aguardava o reforço de meios prometido para o verão. Os bombeiros afirmam ainda que há esperas de meia hora por uma ambulância e, se acontecesse em Agosto, o acidente na Via do Infante que vitimou quatro holandeses não teria a mesma resposta.
Agora, em comunicado, o INEM apresenta os vários meios disponíveis e sublinha que no final de julho foi entregue "mais uma ambulância" de socorro em S. Brás de Alportel.
Quanto ao reforço de meios prometido para o verão, o INEM confirma que existiu essa promessa do presidente, mas o plano está "em finalização", "para o futuro", e será apresentado "no mais curto espaço de tempo possível".
O INEM explica ainda que "nessa proposta está já previsto o aumento da oferta de meios de emergência médica para acompanhar o aumento da procura", "nomeadamente através do reforço da rede de Suporte Imediato e Básico de Vida e de meios de carácter sazonal". Algo que segundo a instituição "nunca se verificou no passado".
O INEM garante, contudo, que tem "dado respostas cabais, eficientes e até mesmo alvo de elogios, nos diversos momentos em que foi chamado para acorrer a prestar socorro e emergência médica".