Reino Unido

Implante de olho biónico foi um sucesso

Ray Flynn tem 80 anos e tinha perdido a sua visão central. Olho biónico vai permitir que distinga formas como portas e janelas.

Ray Flynn sofre de uma despigmentação degenerativa relacionada com a idade que o fez perder a totalidade da sua visão central, diz o Diário de Notícias. Fazendo uso apenas da sua visão periférica, este problema condiciona-lhe bastante a vida, uma vez que não consegue usar caixas multibanco, por exemplo. Foi operado no Hospital Oftalmológico Manchester Royal para que lhe fosse colocado um implante.

O implante, Argus II, já tinha sido colocado em pessoas invisuais devido a uma retinose pigmentar para assim ajudar a restituir alguma visão, mas nunca em alguém com o problema de Ray Flynn. "Não consigo colocar os números do meu cartão quando pago algo nas loja ou no banco, eu era um bom jardineiro, mas agora já não consigo distinguir as flores das ervas." disse à BBC, Ray Flynn.

O implante recebe a informação através de uma câmara miniatura montada nuns óculos especiais, as imagens são convertidas em impulsos elétricos e transmitidos via wireless até uns elétrodos agarrados à retina. Os elétrodos estimulam as restantes células na retina que transmitem a informação para o cérebro.

Durante o teste, duas semanas após a operação, Ray Flynn foi capaz de distinguir riscas horizontais, verticais e diagonais mantendo sempre os olhos fechados, para assim os médicos se certificarem que a informação visual estava a ser transmitida pela câmara. O implante não oferece uma visão detalhada, mas pode ajudar quem o utiliza a distinguir formas como portas e janelas. Paulo Stanga cordenou a operação de Ray e afirma que com o tempo este vai começar a interpretar facilmente as informações dadas pelo implante.

Fonte: 
Diário de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock