Durante o Verão

Piolhos afetam 37% das crianças

Os piolhos não escolhem cabeças - mais ou menos limpas, louras ou morenas, fartas ou mais ralas – todas atraem os piolhos e lêndeas e estragam o Verão a crianças e pais quando teimam em sobreviver aos conhecidos tratamentos a que estamos habituados.

Chamado pelos especialistas de pediculose e considerada uma doença, diz o Diário Digital, o ataque dos piolhos é mais frequente no Verão, chegando a atingir 37% das crianças em idade pré-escolar e escolar.

“Está já hoje provado que os piolhos preferem os ambientes húmidos e quentes, e por isso, esta época é ideal para a sua propagação”, comentou Tiago Westenfeld, da Clínica do Piolho.

O piolho necessita apenas de uma superfície com cabelo para sobreviver, e é mais frequente nas meninas, que mais facilmente partilham objetos como pentes e chapéus e mantêm maior proximidade física nas brincadeiras.

“Mas é possível viver livre destes incómodos parasitas bastando, para isso, verificar regularmente as cabeças, usar cabelos presos, evitar a partilha de escovas, pentes e chapéus e incentivar o uso de toucas de banho nas piscinas”, acrescentou Tiago Westenfeld.

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock