Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Anúncio do vencedor do Programa de Investigação em Esclerose Lateral Amiotrófica

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, recebe no dia 21 de julho, às 15h30, na Sala de Sessões da instituição, a equipa de investigação vencedora do projeto que integrará o Programa de Investigação em Esclerose Lateral Amiotrófica.

Este programa atribui à equipa vencedora uma verba anual de 50.000 euros, podendo ser renovado até um máximo de quatro anos, mediante um excelente desempenho científico.

Com candidaturas abertas no passado dia 30 de Março, este programa encerrou com 7 candidaturas de forte potencial. Para a criteriosa avaliação dos projetos, a Santa Casa contou com a colaboração de 22 peritos internacionais de destaque na investigação da Esclerose Lateral Amiotrófica (Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Reino Unido e Suécia).

Na verba atribuída, está também prevista a atribuição de, pelo menos, uma Bolsa de Investigação Científica Santa Casa, através de concurso próprio e regulamento já aprovado pela FCT.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, incapacitante, progressiva e fatal, causada pela morte gradual dos neurónios motores, envolvidos nos movimentos voluntários dos músculos. A Santa Casa lida e acompanha, de forma recorrente, alguns doentes que padecem deste problema, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e, no âmbito do apoio à investigação científica que tem dado com a atribuição Prémios Neurociências, criou, este ano, o Programa de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica. A Santa Casa acredita poder ir mais além das respostas dadas no presente, potenciando a possibilidade de obter novas e melhores respostas para doentes com ELA. Partilhamos, com os doentes, a esperança para um futuro mais promissor.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.