Campanha apela a Enfermeiros com + valor

Lúcia Leite apresenta candidatura a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros com + valor é o mote da campanha que dá corpo à candidatura da Enfermeira Lúcia Leite a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

Segundo Lúcia Leite “esta é uma marca de um movimento que define uma estratégia concreta que aponta caminhos para uma maior valorização de uma profissão, que inegavelmente é a base de qualquer sistema de saúde: a enfermagem.”

Através de uma estratégia de valorização do potencial humano, a candidata procura combater a imagem errada que a sociedade tem do papel dos enfermeiros defendendo que a mesma “só pode ser alterada pela ação diária dos profissionais e não com discursos, tomadas de posição ou processos judiciais…Há que admitir que cada um de nós, enfermeiros, tem o dever de assumir, individualmente, o rumo da profissão que escolheu e que dignifica”, acrescenta.

A campanha ontem apresentada assenta em quatro eixos estruturantes:

+ Enfermeiros
Uma Ordem centrada no Enfermeiro, nas condições de exercício, na qualidade da sua qualificação e na sua capacidade de análise e decisão.

É fundamental defender os interesses da profissão, face às exigências de um mundo cada vez mais competitivo e em permanente mudança.

A aposta deve estar orientada a formação académica universitária de elevada qualidade e desenvolvimento profissional contínuo, no reforço do exercício independente do enfermeiro.

+ Comunicação
Uma Ordem que promova uma comunicação eficaz, que desmonte discursos demagógicos e explique à sociedade quem são, o que fazem, para quem trabalham e que resultados alcançam os enfermeiros.

É importante demonstrar que uma grande parte dos bons resultados em saúde estão suportados em cuidados de enfermagem, que somos a solução para a sustentabilidade do SNS e detemos competências especializadas para fazer mais e melhor.

+ Empreendedores
Uma Ordem que incremente e apoie os enfermeiros empreendedores que afirmem o exercício liberal da profissão, ofereçam novos serviços à sociedade e registem novas patentes.

Os enfermeiros conhecem as necessidades em cuidados de saúde dos cidadãos, são dinâmicos, estudam, investigam e devem disponibilizar respostas que acrescentem valor aos resultados em saúde da população. Pretendemos apoiar os enfermeiros na criação da sua empresa e a aceder às linhas de financiamento do Portugal 2020.

+ Ordem
Uma Ordem forte, dignificada, respeitada, proactiva, interventiva, mais eficaz, mais transparente e acima de tudo, mais profissional.

Uma Ordem que cumpre o seu desígnio fundamental de garantir segurança e qualidade de cuidados de enfermagem ao cidadão: reforçando os mecanismos de regulação, fomentando o desenvolvimento profissional contínuo, exigindo condições de exercício profissional que salvaguardem a excelência e o cumprimento dos deveres deontológicos.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.