Cinco anos a preparar casais para a “Terna Aventura” do nascimento e da parentalidade
Para cima de uma centena de participantes (mães e casais) já frequentou o projeto “Terna Aventura”, que amanhã (sábado, dia 11 de julho) comemora cinco anos de sessões de preparação para o parto e parentalidade, mas também de acompanhamento haptonómico pré e pós-natal e, ainda, de recuperação pós-parto e cuidados ao recém-nascido.
É com um “Encontro de casais”, para o qual também são convidados os filhos que entretanto nasceram, que a equipa da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que dinamiza o “Terna Aventura” pretende assinalar este aniversário, a partir das 16h00, no Polo B da instituição, em S. Martinho do Bispo.
Do programa consta a realização de dois workshops para grávidas/casais (a partir das 16h30) – um sobre “A alimentação diversificada do bebé – Hábitos saudáveis” e outro sobre “Criopreservação de células estaminais do cordão umbilical” –, bem como de uma mesa-redonda (pelas 17h30) que revisitará alguns dos mais marcantes momentos do projeto, fazendo um balanço dos seus principais resultados.
E “o balanço, sem dúvida, é positivo”, para os responsáveis deste projeto, que se tem “mantido sempre com o objetivo de complementar a formação de enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, criando as condições necessárias ao desenvolvimento de competências nesta área”.
Neste momento, o “Terna Aventura” está “a apoiar a atualização de conhecimentos de enfermeiras especialistas que pretendem implementar e desenvolver projetos de preparação para o parto e parentalidade e de recuperação pós-parto nos seus locais de trabalho”.
O projeto tem, ainda, ajudado a complementar a oferta existente nas unidades de saúde, que ainda não conseguem dar uma resposta cabal à procura existente por parte da população.
Por outro lado, “tem sido possível inovar nas estratégias, usando o conhecimento mais atual na área. A haptonomia tem sido uma experiência inovadora bem aceite pelos casais que a procuram, com profissionais que são reconhecidas pelo Centro Internacional de Investigação e Desenvolvimento da Haptonomia”, prossegue a equipa do “Terna Aventura”.
Quanto à avaliação que é feita pelos casais, estes revelam tratar-se de “uma experiência positiva, que os ajuda a viver a gravidez de forma mais saudável e a sentirem-se mais preparados para enfrentarem a experiência do nascimento”, concluem os responsáveis pelo projeto.
No domínio da investigação, o “Terna Aventura” integra um dos projetos estruturantes da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida na ESEnfC.
Integram a equipa do projeto o “Terna Aventura” as professoras Rosa Maria Santos Moreira, Teresa Maria de Campos Silva, Ana Maria Poço dos Santos, Ana Bela de Jesus Roldão Caetano, Júlia Maria das Neves Carvalho e Isabel Margarida Marques Monteiro Dias Mendes.
Um projeto com três programas
O projeto “Terna Aventura” começou por compreender dois programas: um de “Preparação para o Parto e Parentalidade” (dirigido a grávidas/casais a partir das 28 semanas de gestação, é composto por exercícios que promovem o relaxamento, o autocontrolo e ajudam a grávida/casal a preparar-se para o trabalho de parto); o outro de “Acompanhamento Haptonómico Pré e Pós-Natal” (com início entre as 16 e 28 semanas de gestação, decorre em sessões individuais com o casal, onde a mãe e o pai aprendem a contactar afetivamente com o seu filho, e em que o pai tem uma participação ativa e fundamental durante todas as sessões).
Desde 2015 que existe um novo programa, de “Recuperação Pós-parto e Cuidados ao Recém-nascido” (aborda questões como a promoção da recuperação física da mulher após o parto, a reorganização da vida conjugal e afetiva do casal, a amamentação e prevenção de complicações, a alimentação, sono e repouso do bebé e da mãe, a vigilância de saúde infantil e a segurança e prevenção de acidentes).
As sessões decorrem na ESEnfC - Polo B (Rua 5 de Outubro, junto ao Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em S. Martinho do Bispo).
As inscrições, neste momento encerradas para alguns programas, são feitas por telefone (927 501 116 ou 962 659 147), ou por correio eletrónico ([email protected] – neste caso deve ser indicado nome e contacto telefónico).