Evidência Científica na Saúde e importância para os cidadãos é tema de tertúlia
Para debater o tema, “Futuro (d) (n) a evidência”, foi convidado o Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Trata-se de uma sessão integrada no evento “Conversas na Ordem”, da Secção Regional do Centro (SRC), que tem como orador residente o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Enfº Germano Couto. Terá lugar pelas 17h00 do dia 3 de julho, no auditório da Secção Regional do Centro, em Coimbra.
“A ‘Prática baseada na Evidência’ e a sua importância ainda não é completamente conhecida por todos os cidadãos, e nem mesmo por todos os profissionais de saúde”, afirma o Enfº Ricardo Ferreira, membro do Conselho Diretivo Regional do Centro da SRC e moderador da tertúlia.
Este conceito – acrescenta - “surge com o advento das tecnologias de informação e com a ‘explosão’ na publicação de artigos científicos. No meio dos milhares de artigos científicos publicados em cada dia, só na área da saúde, como definir quais os que são ou não de qualidade? Quais podem ser úteis para mim ou para o meu doente?”.
Segundo o moderador, na tertúlia serão debatidas estratégias para identificação dos artigos que poderão ser úteis para o profissional de saúde e cidadão, e como conseguir implementar mais facilmente na prática diária de cuidados o que de melhor se conhece no mundo.
O Prof. Doutor António Vaz Carneiro tem a particularidade de direcionar as suas palestras, não apenas para o profissional de saúde, mas também para o cidadão, utilizando exemplos do quotidiano do consumidor comum.
“O cidadão é quem deve estar melhor informado sobre as suas opções. Em primeiro lugar através do profissional de saúde, mas também de forma autónoma”, para conseguir interpretar a informação difundida pelos meios de comunicação social e internet, sobre a evidência científica associada a suplementos de cálcio, vitamina D ou cartilagem de tubarão, exemplifica.
“Conversas na Ordem” tem como objetivo promover a reflexão informal sobre assuntos de interesse nacional e que tenham impacto na saúde e na vida dos cidadãos. Nelas já participaram o então Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho e Pinto, o presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Dr. Jorge Simões, o fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Dr. António Arnaut, e o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Dr. Manuel Machado.