Triquinose
A triquinose é uma infecção parasitária causada pela trichinella spiralis. A triquinose está presente na maior parte do mundo, mas é muito rara ou não existe nas regiões em que os porcos são alimentados com verduras de raiz, como em França. Nos Estados Unidos, tem-se tornado pouco frequente. A infecção verifica-se ao ingerir carne de porco ou os seus derivados crus, mal cozidos ou deficientemente preparados.
A sintomatologia varia, dependendo dos tecidos invadidos e do estado físico geral do doente. Muitas pessoas não apresentam sintomatologia absolutamente nenhuma. Por vezes, um ou dois dias depois de comer carne infectada começam os sintomas intestinais e o doente tem pouca febre. De qualquer modo, os sintomas não se manifestam habitualmente durante os primeiros 7 a 15 dias.
A tumefacção das pálpebras superiores é caracteristicamente um dos primeiros sintomas que aparece de repente perto do décimo primeiro dia depois da infecção. Em seguida surgem hemorragias na membrana branca dos olhos e na parte posterior dos mesmos, dor ocular e sensibilidade à luz intensa. Pouco depois pode ocorrer dor muscular, associada a uma erupção cutânea e a hemorragia por baixo das unhas. A dor é acentuada nos músculos respiratórios, da mastigação e da deglutição. Mais tarde, o doente pode ter grande dificuldade em respirar, o que por vezes conduz à morte.
Outros sintomas compreendem sede, sudação profusa, febre, calafrios e debilidade. Em geral, a febre é intermitente, costuma chegar pelo menos a 38,8ºC, permanece elevada durante vários dias e depois baixa gradualmente. Enquanto o sistema imunitário destrói as larvas fora dos músculos, tanto os gânglios linfáticos como o cérebro e a membrana que o reveste podem inflamar-se e, além disso, podem verificar-se perturbações da visão e da audição. É possível que se inflamem também os pulmões ou a pleura (os folhetos da membrana que reveste os pulmões), bem como o coração. Pode ocorrer uma insuficiência cardíaca entre a quarta e a oitava semana. A maioria dos sintomas desaparece aproximadamente ao terceiro mês, apesar de, durante meses, a pessoa poder continuar a sentir uma ligeira dor muscular e cansaço.
Enquanto o parasita permanecer no intestino, não existem análises capazes de confirmar o diagnóstico. Uma biopsia de tecido muscular (na qual se colhe uma amostra de tecido para a examinar ao microscópio), efectuada depois da quarta semana de infecção, pode revelar a presença de larvas ou quistos.