Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos anuncia

Prémio Daniel Serrão entregue à melhor aluna dos cursos de Medicina do Norte

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos anunciou que o Prémio Daniel Serrão, no valor de 1.250 euros, vai ser entregue a Inês Carneiro, a melhor aluna dos cursos de Medicina das escolas da região Norte.

Segundo o presidente da Ordem dos Médicos/Norte, o prémio Daniel Serrão constitui "mais um estímulo simbólico para a formação médica em Portugal e, em particular, no norte do país".

Miguel Guimarães recorda que "são muitos os jovens que estão a fazer a sua formação em Medicina e que ainda antes de chegarem ao mercado de trabalho já colocam como primeira hipótese a emigração".

"Num país de recursos limitados como é Portugal, não nos podemos dar ao luxo de todos os anos 'atirar' pela janela milhares de euros na formação de jovens médicos que depois não têm condições ou motivação para exercerem em Portugal", salientou o responsável da Ordem dos Médicos do Norte.

Miguel Guimarães recorda mesmo que "cada estudante de medicina custa em média cem mil euros ao País” e defende que "é urgente apoiar e estimular os jovens estudantes de Medicina e médicos, e criar condições para que seja possível contar com eles no presente e no futuro. Só assim, acrescenta, é possível manter a qualidade da Medicina e do SNS e resolver as necessidades do País”.

Inês Carneiro ingressou em 2008 no curso de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, com média de acesso de 19,43. Terminou o mestrado integrado com média de 18 valores, o que lhe permitiu ser a melhor aluna dos cursos de Medicina das escolas da região Norte.

Para a jovem médica o Prémio Daniel Serrão "é um enorme incentivo para continuar, com igual tenacidade, a longa jornada de formação médica” que tem pela frente.

Porém, sublinha que "a nota final de curso não é diretamente proporcional à qualidade do médico na sua prática diária, em que a ponte entre as capacidades científicas e humanas são de primordial importância".

A entrega do prémio coincide com a comemoração do Dia do Médico, que se assinala todos os anos a 18 de junho. Durante a sessão, que contará também com a intervenção do bispo do Porto, António Francisco dos Santos, serão ainda distinguidos os médicos inscritos na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) e que completam 25 e 50 anos de filiação na Ordem dos Médicos.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock