Roche atribui 45 mil euros em “bolsas de cidadania” a projetos de apoio a doentes
O Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA (GAT), a Fundação Gil, a Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, os Amigos da Pediatria da Ilha Terceira e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) foram as instituições selecionadas.
Ao projeto do GAT “Mais participação, melhor saúde” que tem como objetivo promover a instituição da participação de representantes dos doentes e dos cidadãos nos processos de decisão política em saúde em Portugal, foi atribuída uma bolsa no valor de 15.000€. A Fundação do Gil recebeu uma bolsa valor de 10.000€ para apoiar a implementação da sua unidade de cuidados paliativos pediátricos ao domicílio. O mesmo valor foi atribuído à Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão para o desenvolvimento do seu projeto de promoção do conhecimento terapêutico em oncologia junto ao público.
Foram ainda distinguidos os projetos "Crescer e ser saudável nos Açores: Rastreio de anemia e carência de ferro na infância" dos Amigos da Pediatria da Ilha Terceira e uma iniciativa de suporte à motivação para a auto-gestão da pessoa com diabetes através de comunicação digital e acesso remoto a dados de saúde, da APDP. Ambos receberam 5 mil euros.
Os 35 projetos que se candidataram a estas bolsas foram avaliados por um júri independente, do qual fazem parte personalidades como Maria de Belém Roseira (deputada e ex-Ministra da Saúde), Hélder Mota Filipe (Vice-Presidente do Infarmed), José Manuel Pereira de Almeida (Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde), Diana Mendes (Jornalista do Diário de Notícias) e Miguel Sanches (Diretor Médico da Roche) que escolheram os projetos mais originais, focados na defesa dos direitos dos doentes e na promoção da saúde na comunidade.
A sessão de entrega das bolsas contou também com a participação de Jorge Morgado, Presidente da DECO, Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, que falou sobre o Doente no Séc. XXI: Cidadão, Decisor e Consumidor.
Esta iniciativa enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da Roche e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.
Robin Turner, Diretor Geral da Roche, refere que “a Responsabilidade Social é algo que faz parte do nosso ADN empresarial. É algo que fazemos naturalmente. Desde sempre. Este novo Programa de Bolsas é mais um exemplo do compromisso que assumimos diariamente com os doentes. Espero que esta iniciativa possa viabilizar projetos inovadores e que façam realmente a diferença na vida dos doentes portugueses”.