Primeiro centro de treino em gastrenterologia do país
“Vamos cativar metodologia tecnológica de inovação e financiamento para criarmos uma plataforma de desenvolvimento. É uma estratégia vencedora em toda a área”, explicou Guilherme Macedo, diretor do serviço de gastrenterologia do Centro Hospitalar.
O clínico assinalou que o novo centro foi desenhado “de acordo com a missão e valores” encontrados pela Organização Mundial de Gastrenterologia naquele departamento do hospital, pela sua “versatilidade” de ser capaz de “ministrar treino e formação” do mais básico ao mais avançado.
“Nesse contexto, a organização mundial de gastrenterologia achou q estaríamos numa posição ideal para sermos uma plataforma de conhecimento mais avançada para a Europa e também para facultar esse ensinamento e treino a países da lusofonia”, acrescentou.
Com o desenvolvimento do centro, o Centro Hospitalar de São João, no Porto, passará a estar “sinalizado pela organização para receber em estágios especialistas de todo o mundo” que queiram formação e treino em gastrenterologia, hepatologia e saúde digestiva.
Este é “um reconhecimento honorífico, reconhece a qualidade dos profissionais” do hospital que recebe o segundo centro da Europa, e o 21.º a nível mundial, e passa a “ser sede de um departamento com reconhecimento internacional”.
O responsável assinalou ainda que o novo centro tecnológico terá também um “papel pedagógico muto grande, dirigido à sociedade civil” e que dará “uma janela maior de visibilidade social para Portugal e para o estrangeiro”.
“O público tem consciência que há muitas coisas na saúde digestiva por fazer [e] um dos nossos objetivos é dar uma grande dimensão social a estes problemas”, salientou, destacando que em Portugal é já possível “ter e fazer tratamentos padrão avançados no estado da arte”.
A Inauguração do primeiro Centro de Treino em Gastrenterologia e Hepatologia em Portugal, dedicado às doenças do foro digestivo e do fígado, está marcada para terça-feira às 09:00 na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no Hospital de São João.
A cerimónia conta com a participação de James Toouli, presidente da Organização Mundial de Gastrenterologia, do presidente do Conselho de Administração do hospital, da diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do diretor do Serviço de Gastrenterologia.