Associar quarto apenas ao descanso pode curar insónia
A insónia é um dos problemas que mais pessoas afeta e aquele que mais consequências para a saúde e bem-estar pode trazer. Mas já há uma forma de resolver, ou pelo menos, atenuar esta condição que altera e interfere com o sono e descanso de milhões de pessoas.
O Daily Mail, citado pelo Notícias ao Minuto, revela que um estudo levado a cabo na Universidade de Northumbria, no Reino Unido, indica que uma hora de terapia é o suficiente para acabar com a insónia em apenas três meses. Mas que terapia é essa? Simples: olhar para o quarto (e em especial para a cama) apenas como uma zona de descanso, banindo todo e qualquer sentimento de raiva e frustração antes de lá entrar.
Esta terapia, explica o professor e autor do estudo Jason Ellis, tem sessões de uma hora e ajuda as pessoas com problemas em dormir a associar a cama apenas ao sono. Além disso, ensina a mente a ‘mentir’ para que os pensamentos negativos não sejam a causa da falta de sono e obriga as pessoas a abandonarem o quarto se não conseguirem adormecer passados 15 minutos.
Para o estudo, Ellis recrutou 40 pessoas portadoras de insónia e que não recorriam a qualquer medicamento ou terapia para conseguir dormir. Divididos em dois grupos (nove homens e 11 mulheres), os inquiridos anotaram em diários como estavam a ser as suas noites durante o período em análise. Um dos grupos teve direito a sessões de uma hora e a guias de ajuda para lerem em casa.
Um mês depois da investigação ter sido iniciada, 60% dos inquiridos que tiveram direito às sessões de terapia mostraram melhorias na qualidade do sono. Passados três meses, a insónia tinha sido reduzida em 73% dos participantes.