Prevenção e controlo de infeções hospitalares
Os estudos representativos demonstram: cerca de um terço das infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) – cuja incidência em Portugal (11,5%) é superior à da média europeia (cerca de 7%), poderiam ser prevenidas com a adoção de um conjunto de boas práticas, que incluem a higiene das mãos.
Atividades como a Campanha Mundial de Higiene das Mãos, programa da Organização Mundial de Saúde ao qual a Direção Geral da Saúde aderiu em 2008, têm vindo a sensibilizar os profissionais de saúde para a importância dessa prática. Não obstante, a indústria farmacêutica, nomeadamente os fornecedores de desinfetantes de mãos, têm também um forte papel nessa matéria, através da disponibilização de ferramentas que aumentem a atenção dos profissionais de saúde para os pontos de desinfeção (e a sua colocação nos locais adequados) e do apoio no treino para uma correta desinfeção das mãos.
Neste contexto, a HARTMANN Portugal organiza, no próximo dia 2 de junho, no VIP Grand Hotel em Lisboa, um simpósio para mais de 100 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, e administradores hospitalares.
O evento formativo “50 anos a prevenir infeções” tem o patrocínio científico da Associação Nacional de Controlo de Infeção (ANCI) e conta com intervenções de diversos especialistas na área do controlo de infeção.
A presidente e a vice-presidente da ANCI, respetivamente as enfermeiras Isabel Veloso e Ana Geada, figuram no painel de palestrantes, indo abordar a evolução da desinfeção das mãos em Portugal nos últimos anos e a importância da dermotolerabilidade dos produtos desinfetantes no dia-a-dia dos profissionais de saúde.
Para dar uma perspetiva do que se faz de melhor em Portugal na área do controlo de infeção, a Enf.ª Alexandra Pais, do Hospital Lusíadas Boavista, também será oradora, abordando as várias ações que podem ser tomadas para aumentar a adesão à desinfeção das mãos nos hospitais.
“Temos a certeza que a informação prestada será especializada e de elevada importância para todos os responsáveis pelo controlo de infeção dos hospitais de todo o país”, considera Ricardo Maio, brand manager da HARTMANN Portugal.
O diretor científico da Bode Science Center (centro de estudos criado especificamente para apoiar os utilizadores dos produtos de desinfeção da HARTMANN e fornecer informações científicas de relevo para a área), Dr. Günter Kampf, também está entre o painel de convidados. “Os profissionais de saúde devem saber exatamente quais as situações clínicas que exigem uma desinfeção das mãos e devem ter fácil acesso a essa prática sempre que precisam”, afirma, justificando a importância do evento.