Menstruação 'custa' 6 anos de vida e milhares de euros às mulheres
Estar menstruada é muito mais do que estar ‘naquela altura do mês’. A menstruação é todo um conjunto de sintomas, patologias e gastos… muitos gastos.
O Huffington Post, citado pelo Notícias ao Minuto, fez as contas ao impacto que a menstruação tem no orçamento de uma mulher, muito embora o valor varie do tipo de apoio que cada país dá aos gastos nos cuidados de saúde.
Nos 6,25 anos de vida que passa menstruada (média para o período entre os 13 e os 51 anos), uma mulher britânica gastam, em média, 36 mil libras, cerca de 50 mil euros.
A grande parte deste montante deve-se à pílula e aos exames de controlo e prevenção que realiza. Aqui, incluem-se os métodos contracetivos, consultas e planeamento familiar, de ginecologia e exames citológicos como o ‘Papanicolau’.
No total, só com isto, as britânicas gastam 11.400 libras, cerca de 15 mil euros. Contudo, este valor pode não espelhar a situação das portuguesas, uma vez que as consultas de planeamento familiar, exames recomendados e pílula podem ser feitos e obtidos gratuitamente nos centros de saúde.
Segue-se a compra de roupa interior nova, em especial de cuecas que não se desgastem com facilidade devido à cola existente nas abas dos pensos higiénicos. Para as britânicas tal tem um custo de 2.280 libras, pouco mais de 3.100 euros.
Mas estar menstruada implica mais gastos. De tampões a pensos, passando por medicamentos contra a acne ou dores menstruais, de sabonetes a gel de banho 'íntimos' ou até chocolate e outros tipos de doces que a menstruação ‘pede’ à mulher.