Vendas em cresceram 15% em 2014

Faturação da BIAL Espanha chega aos 60 milhões de euros

O crescimento da BIAL em 2014 faz da farmacêutica portuguesa a terceira com maior índice de crescimento no mercado espanhol entre as primeiras 50 companhias farmacêuticas, de acordo com o ranking da IMS, consultora líder mundial na área da saúde.

As vendas da BIAL Espanha subiram 15% no ano passado, elevando para 60 milhões de euros o volume de negócios no mercado espanhol da farmacêutica portuguesa.

Os dados da IMS revelam ainda que a BIAL ocupa a 44ª posição no ranking da indústria farmacêutica em Espanha.

A BIAL inaugurou, em maio de 2012, em Bilbau a primeira unidade de Investigação & Desenvolvimento (I&D) e Industrial construída de raiz fora de Portugal, num investimento que só em infraestruturas atingiu os 12 milhões de euros.

Dados do Ministério espanhol da Indústria mostram que a BIAL ocupa a 26ª posição no ranking das farmacêuticas internacionais que mais investem em Investigação & Desenvolvimento em Espanha.

António Portela, CEO da BIAL, mostra-se satisfeito com os resultados já alcançados: “um dos objetivos da nossa presença em Espanha era tornar a BIAL uma das maiores farmacêuticas da Península Ibérica e esse objetivo está cumprido. O mercado espanhol é um dos mais dinâmicos a nível mundial pelo que tem sido uma experiência muito enriquecedora. Espanha é o mercado externo mais relevante para a BIAL e queremos continuar a crescer e a desenvolver novos produtos, como a investigação em vacinas”.

Presente em Espanha desde 1998, BIAL conta com mais de 260 colaboradores divididos entre a I&D e a fábrica de Bilbau e os escritórios em Madrid.

Nas instalações de Bilbau são produzidas anualmente 250 mil vacinas e testes de diagnóstico, existindo capacidade para atingir a produção de 2 milhões de frascos de vacinas por ano.

Os principais mercados das vacinas produzidas em Bilbau são Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Venezuela e Cuba.

A unidade de Bilbau tem como base processos de biotecnologia e permite a investigação e produção de vacinas antialérgicas personalizadas, alergénios recombinantes, autovacinas, vacinas microbiológicas e diagnósticos in vivo e in vitro para alergias. O projeto integra as Boas Práticas de Produção (cGMP) e obedece aos requisitos das entidades regulamentares, nomeadamente da norte-americana FDA e da europeia EMA.

BIAL Espanha comercializa ainda uma gama de especialidades farmacêuticas de variadas áreas, nomeadamente sistema nervoso central, respiratória, cardiovascular e saúde da mulher.

Fonte: 
BA&N
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.