Maços de tabaco passarão a ter imagens chocantes
Além das mensagens escritas, como, entre outras, "Fumar mata" ou "Fumar prejudica gravemente a sua saúde e a dos que o rodeiam", o governo quer imprimir imagens chocantes nas embalagens para alertar os fumadores para os malefícios do tabaco.
Segundo avança a Rádio Renascença, citada pelo Jornal de notícias, a proposta de alteração à lei do tabaco, de autoria do governo, será debatida na próxima sexta-feira, no Parlamento.
As 42 imagens que poderão vir a ser impressas nos maços de tabaco vão desde pais a chorar junto ao caixão de uma criança até cadáveres e doentes de cancro em fase terminal.
Cerca de 60 países já impõem às tabaqueiras que incluam campanhas antitabágicas nos maços.
Um estudo de 2011 realizado em pouco mais de um milhar de jovens britânicos, entre os 11 e os 16 anos, revelou que as imagens chocantes que foram impressas nos maços de cigarros tiveram pouco impacto nos jovens fumadores quando colocados na parte de trás da embalagem.
Convidados a descrever as fotografias, menos de 10% se lembrava das que estavam colocadas na parte de trás da embalagem, à exceção dos que tinham sintomas de um consumo mais assíduo de tabaco, apresentando dentes cariados, problemas nos pulmões ou cancro na garganta.
Quando questionados sobre os anúncios colocados na frente, perto de metade dos jovens lembravam-se da frase "fumar mata".