Direcção-Geral da Saúde

APDP “Parceiro 2014” do Plano Nacional de Saúde

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal recebeu, pela Direcção-Geral da Saúde, a distinção de “Parceiro 2014” devido à sua estreita colaboração na implementação do Plano Nacional de Saúde 2012-2016.

Fundada em 1926, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) prossegue, desde a sua fundação, a Luta Contra a Diabetes. Sendo a Associação de diabetes mais antiga do mundo, é pioneira na Educação Terapêutica, pautando-se ao longo da sua existência pela exigente preparação da pessoa com diabetes, transmitindo-lhes conhecimentos, preparando-os para a sua autovigilância por forma a gerir melhor a sua doença.

Conhecida pela sua estrutura, é hoje uma instituição moderna baseada em quatro eixos funcionais estratégicos: o Associativo, a Clínica de Diabetes, a Escola da Diabetes e o Centro de Investigação.

No seguimento da sua vasta experiência, a APDP foi declarada, no passado dia 30 de Abril, no âmbito da Conferência “Governação em Saúde – Uma abordagem de acordo com a Estratégia Health 2020”, “Parceiro 2014” devido à estreita colaboração na implementação do Plano Nacional de Saúde (PNS) para 2012-2016.

O PNS 2012-2016 tem como visão – maximizar os ganhos em saúde da população através do alinhamento e integração de esforços sustentados de todos os sectores da sociedade, com foco no acesso, qualidade, políticas saudáveis e cidadania.

Os objectivos para o Sistema de Saúde passam por: obter Ganhos em Saúde, promover Contextos Saudáveis ao Longo da Vida; reforçar o Suporte Social e Económico na Saúde e na Doença e Fortalecer a Participação de Portugal na Saúde Global. 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.