Escola de Enfermagem de Coimbra dá apoio a viajantes em romaria para Fátima
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acaba de criar um projecto de prestação de serviços à comunidade, que associa cuidados de saúde aos peregrinos de Fátima, formação, investigação e inovação.
“Peregrino” é o nome deste projecto, resultante de uma parceria com o Movimento de Mensagem de Fátima de Coimbra, que visa proporcionar cuidados de saúde (primeiros socorros e suporte básico de vida) aos viajantes em romaria ao Santuário da Cova da Iria, mas também desenvolver estudos de investigação no âmbito do apoio à peregrinação, formando estudantes para poderem intervir nesta iniciativa.
As intervenções, circunscritas às peregrinações de Maio e de Outubro (durante os cinco dias que antecedem as datas das aparições marianas), asseguram cuidados de Enfermagem aos peregrinos durante 16 horas diárias (das 8h00 às 24h00), prestados por estudantes sob supervisão de docentes da ESEnfC e de enfermeiros que colaboram com as entidades parceiras.
Numa primeira fase, as equipas formadas por estudantes/docentes da ESEnfC – o projecto conta com 70 estudantes inscritos e com a colaboração de dez docentes – vão integrar um dispositivo implementado por outras entidades.
Assim, as equipas da ESEnfC estão desde ontem (dia 7), e até ao dia 11 de Maio, em dois pontos de apoio: um em Condeixa-a-Nova (entre as 8h00 e as 24h00), numa parceria com o Movimento de Mensagem de Fátima; outro em Redinha (apenas nos dias 9 e 10 de Maio, e das 10h00 às 17h00), numa parceria com a Linde HealthCare.
No âmbito da vertente de investigação que complementará as intervenções realizadas, o projecto Peregrino será inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), acolhida pela ESEnfC, como projecto de investigação associado à linha de investigação Bem-Estar, Saúde e Doença.
Numa primeira fase, os professores/investigadores da ESEnfC pretendem fazer a caracterização sociodemográfica e clínica dos peregrinos, descrever as necessidades em cuidados apresentadas pelos peregrinos e avaliar a satisfação com os serviços prestados durante a peregrinação.
“Estão assim criadas as condições para que a ESEnfC possa continuar a promover a inovação em Enfermagem, para responder às necessidades resultantes de manifestações sociais, prestando serviços à comunidade, baseados em evidências científicas, que incluam a consultadoria, a formação, investigação e empreendedorismo, em articulação e complementaridade com outras entidades”, considera a coordenação do projecto Peregrino, composta pelos professores Luís Paiva, Rui Gonçalves e Verónica Coutinho.
A formação dos estudantes que participam nestas intervenções decorre de uma parceria entre os formadores do Movimento de Mensagem de Fátima, a coordenação do projecto “Peregrino” e o Grupo de Projecto de Formação Assessoria e Investigação em Reanimação (GPFAIR), instalado na ESEnfC.