Campanha de prevenção das doenças cardiovasculares
“As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e para mudar este cenário é necessário sensibilizar a população para os factores de risco cardiovascular e a sua diminuição. A implementação deste programa vai ao encontro desse objectivo e para o levar a cabo, disponibilizamos uma equipa de cerca de 50 profissionais de saúde diariamente para avaliar o risco de diabetes e o risco cardiovascular a 10 anos. A fibrilhação auricular, a hipocoagulação oral, a doença coronária (angina de peito e enfarte agudo do miocárdio) e a insuficiência cardíaca serão outras das patologias avaliadas no programa "7 Dias do Coração – Para um ano com saúde”, explica Dra. Sara Gonçalves, Cardiologista do CHS.
Para além dos rastreios às doenças mencionadas anteriormente, que decorrerão de 13 a 15 de Maio, entre as 10h e as 17h na Avenida Luísa Todi, a população poderá participar numa corrida que terá lugar no dia 12 Maio, às 21h15 na Praça do Bocage – Parque Urbano de Albarquel.
A iniciativa foi acolhida com bastante receptividade nos anos anteriores, tendo avaliado mais de 600 pessoas em 2014. Destas, perto de 90% consideraram que os rastreios realizados contribuíram de forma positiva para uma reeducação alimentar, gestão de stress e aumento da prática de desporto.