No final de Maio

Saúde 24 lança atendimento on-line e linha de cessação tabágica

A linha Saúde 24 vai ter um portal de atendimento on-line que deverá começar a funcionar no final de Maio, a mesma altura em que arranca a linha de apoio à cessação tabágica.

Durante a apresentação dos resultados do Programa Saúde 24 Sénior e da Actividade da Linha Saúde 24, o secretário de Estado avançou a intenção de criar um sistema de atendimento e acompanhamento dos utentes semelhante ao que é feito telefonicamente, mas através da internet.

A proposta foi feita pelo administrador da Linha Saúde 24, Luís Pedroso Lima, que afirma que tecnicamente o projecto está concluído, tendo Leal da Costa garantido que será possível iniciar o programa no final de Maio, coincidindo com o lançamento da linha de apoio à cessação tabágica, que arranca no dia 31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco.

“Eu penso que as coisas estão em condições de poder, até ao final de Maio, começo de Junho, eventualmente até mais ou menos em coincidência com a linha de cessação tabágica, estar em posição de fazer o lançamento do portal de contacto para a Linha de Saúde 24 on-line”, afirmou o Governante.

Segundo Leal da Costa, haverá um portal próprio da Linha Saúde 24, sendo possível aceder a esse site através de links que serão disponibilizados nos portais habituais do Ministério da Saúde.

O portal em causa replica um sistema existente no SNS inglês em que sobre a página web aparecem imagens de pessoas do sexo feminino e masculino, em que o utilizador pode escolher a zona do corpo onde tem sintomas e, através dos algoritmos existentes, “fazer uma pré-avaliação sintomática sobre aquilo que o aflige”, explicou o administrador da Linha.

O algoritmo está estruturado de forma a que seja possível diagnosticar as situações de maior emergência, para alertar o utilizador no sentido de ligar directamente para o INEM, por exemplo, ou então níveis de gravidade que determinem que deve solicitar ou efectuar uma chamada para a saúde 24, para um acompanhamento mais especializado.

“É uma versão light dos 118 algoritmos que já temos passiveis de utilização sobre um canal web que permite as pessoas fazerem uma pré-identificação dos sintomas, ver o nível de gravidade em que estão situadas e poderem elas próprias tomar a iniciativa de ligar para um serviço de emergência ou para a Saúde 24”, explicou Pedroso Lima.

O novo site está desenvolvido, aguardando apenas a validação dos conteúdos clínicos pela Direcção-Geral da Saúde.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock