Assinalado mundialmente

Abril, primeiro Mês de Sensibilização da Rosácea

Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de Rosácea, uma doença dermatológica que se caracteriza por uma vermelhidão persistente. Durante este mês de Abril, assinala-se o Mês de Sensibilização da Rosácea.

A organização mundial Global Rosacea Coalition, apoiada pela National Rosacea Society, anunciou o primeiro Mês de Sensibilização da Rosácea, que será assinalado mundialmente durante este mês de Abril. Esta iniciativa procura consciencializar para o impacto psicológico da Rosácea no dia-a-dia daqueles que vivem com esta doença, bem como encorajar os indivíduos a melhor reconhecerem os sintomas e a procurarem ajuda médica.

Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de Rosácea e que praticamente metade destes indivíduos desconheçam que têm esta doença dermatológica. Neste sentido, aumentar o conhecimento sobre a Rosácea e o acesso aos cuidados médicos necessários, são passos essenciais para melhor compreender a doença e encontrar o tratamento mais indicado para cada caso.

A face rosada, um sintoma muito comum das pessoas que sofrem de Rosácea, é caracterizada por uma vermelhidão persistente, acompanhada de uma sensação de desconforto e ardor. Regularmente confundido com acne, eczemas, excesso de exposição ao sol ou alergias, este sintoma é ignorado levando pessoas a pensar que simplesmente coram facilmente ou que têm uma elevada sensibilidade, o que demonstra a importância de consciencializar para esta patologia.

A actriz Cynthia Nixon, porta-voz da Global Rosacea Coalition e cara da campanha “Act On Red – Não vire a cara à Rosácea” da Galderma, empresa farmacêutica que também apoia a iniciativa, refere que “estou muito entusiasmada por apoiar a Global Rosacea Coalition. Com o Mês de Sensibilização da Rosácea, a organização pretende chegar a milhões de pessoas de todo o mundo que podem estar a sofrer em silêncio com esta doença, sem terem o apoio que merecem”. A actriz acrescenta ainda que “a Rosácea afecta não só a pele, mas também a confiança das pessoas e, pela minha experiência pessoal, sei o quão debilitante o seu efeito pode ser”.

“Estamos satisfeitos por fazer parte deste importante esforço para consciencializar e aumentar o conhecimento sobre a Rosácea a nível mundial, melhorando a vida de milhões de pessoas que sofrem desta doença dermatológica comum”, afirma Samuel Huff, director executivo da National Rosacea Society.

As actividades do Mês de Sensibilização da Rosácea vão culminar no primeiro debate mundial no Twitter acerca desta patologia, o ‘Global Rosacea Tweetathon’. Acessível através da hashtag #ChatRosacea, esta discussão terá lugar no próximo dia 27 de Abril, segunda-feira, entre as 9 e as 10 horas. (veja os vários fusos horários no quadro abaixo).

Deste debate farão parte médicos, pessoas que sofrem da patologia e bloggers, que irão discutir temas como o diagnóstico, impacto da doença na vida das pessoas e sintomas recorrentes. Esta discussão global terá início na Europa e Austrália, seguindo-se depois para a América Latina, Estados Unidos e Canadá.

Mais informações sobre o debate mundial de Twitter ‘Global Rosacea Tweetathon’ em http://twubs.com/ChatRosacea.

Fonte: 
Ogilvy
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Ogilvy