Dia Nacional do Dador de Sangue
O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se dia 27 de Março. A data, instituída através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 40/86, visa reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos dadores benévolos de sangue para o tratamento de doentes.
A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.
No site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, entidade à qual compete, no âmbito das suas atribuições específicas, a promoção dos actos oficiais do Dia Nacional do Dador de Sangue, os interessados podem consultar uma agenda actualizada de todos os locais onde são realizadas diariamente colheitas de sangue.