No Porto

Associação organiza 'workshops' para integrar pessoas com demência

A Associação Design Includes You realiza, no final de Março e em Abril no Porto, três 'workshops' práticos para melhorar a integração das pessoas com demência e famílias, através da exploração de novos métodos de investigação.

O objectivo deste projecto, que conta com a participação de pessoas com demência e cuidadores, é "alargar o conhecimento sobre formas que melhorem a integração da pessoa com demência e as famílias, explorando novos métodos de intervenção", disse a presidente da Associação Design Includes You (DIY), Lígia Lopes.

O primeiro workshop, “dAR-TE MÚSICA”, decorre na Casa da Música, a 28 deste mês. O segundo, “Ó MUSEU SOU (t)EU!”, realiza-se no Museu Nacional Soares dos Reis a 11 de Abril.

O terceiro 'workshop', a 18 de Abril, está organizado em três momentos, com uma "Oficina de Escrita/Leitura" durante a manhã. À tarde, o tema será "Andar, Comer, Conversar e Ler" e a formação termina com uma "Oficina de Marionetas".

“Este projecto concretiza um dos objectivos da Associação – a extensão do design para lá do material, e fica muito para lá do reconhecido como práticas comuns da disciplina – é 'participação, interação e reflexão' sobre abordagens de extremo valor social e humano, com a participação estratégica do design. Dar a conhecer um espaço individual e pessoal na demência, que se revela íntimo mas que precisa de comunicar para o mundo”, disse Lígia Lopes.

Com estes 'workshops', a associação DIY pretende oferecer ferramentas e discutir processos que orientem e conduzam a melhores métodos e práticas, dado o interesse crescente, na última década, sobre o papel que as metodologias participativas, nomeadamente na esfera artística, podem ter nas pessoas que vivem com demência e nos seus cuidadores, acrescentou.

Nas três sessões, os participantes serão desafiados a recriar a identidade dos convidados com demência e seus cuidadores. Todos os elementos serão traduzidos para uma exposição que decorrerá em meados de Maio.

Essa exposição, que se pretende que seja uma tradução e interpretação física destas três experiências, será desenhada pelos designers Carlos Aguiar, Cecília Carvalho e Lígia Lopes (entre outros associados DIY), sob orientação da psicóloga Ana Costa, coordenadora geral e autora do projecto.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock