Consulta do universitário ajuda a combater abandono dos estudos
“A razão principal pela qual o abandono dos estudos ocorre é o insucesso escolar”, disse o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, ao intervir na assinatura de um protocolo de colaboração entre a instituição e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para a criação daquele novo serviço à comunidade.
A consulta do jovem universitário visa diagnosticar e acompanhar todos os alunos da UC que revelem problemas psiquiátricos, incluindo os estrangeiros que frequentam diferentes faculdades.
“Cada vez que o Hospital e a Universidade se aproximam, a cidade passa a ser uma cidade maior”, afirmou, por seu turno, o presidente do conselho de administração do CHUC.
José Martins Nunes salientou que a nova consulta vem confirmar “a abertura do Hospital à comunidade” e contribuir para a aposta do CHUC e da Universidade na área da investigação.
“Não era admissível que tivéssemos um vazio de resposta para esta população”, reconheceu António Reis Marques, diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC, que promove a consulta em colaboração com o Centro de Estudos e Intervenção no Adulto Jovem da UC, coordenado pelo investigador Nuno Madeira, e os Serviços de Gestão da Segurança no Trabalho da Universidade.
Reis Marques disse que o novo serviço poderá ajudar os jovens a enfrentar problemas ao nível do rendimento escolar, da procura de emprego e da integração na comunidade local e académica, entre outros.
O abandono dos estudos superiores “é algo de que as pessoas não querem falar”, referiu João Gabriel Silva, segundo o qual, “quando alguém não chega ao fim”, isso representa “também um falhanço” para a própria Universidade.
O reitor realçou que a UC tem cada vez “mais estudantes deslocados” de outros países, sobretudo dos estados lusófonos, o que representa “um factor adicional” com que a instituição tem de lidar ao nível da integração dos alunos.
A consulta do jovem universitário será prestada por uma equipa multidisciplinar de profissionais de psiquiatria e saúde mental e inclui uma vertente destinada a “promover o conhecimento científico” em saúde mental na população alvo.
O Dia do Estudante, que hoje se comemora evocando a luta estudantil de 1962, foi escolhido pelas entidades subscritoras para a assinatura do protocolo de colaboração.