Tratamento oral de toma única diária para a esclerose múltipla obtém comparticipação
“A comparticipação da teriflunomida, em Portugal, é um passo de inequívoca relevância no tratamento destes doentes que, por se tratar de uma opção terapêutica oral de toma única diária, aliando eficácia e segurança à tolerabilidade, permitirá uma maior comodidade aos doentes insatisfeitos com as formas injectáveis”. Afirmou Filipe Assoreira, Country Manager da Genzyme em Portugal. “O desenvolvimento da teriflunomida reflecte mais de uma década de trabalho do departamento de I+D do Grupo Sanofi em prol dos doentes com esclerose múltipla, cuja melhoria da qualidade de vida é uma prioridade para nós”.
Teriflunomida foi aprovado pela Comissão Europeia, em 2013, com base no seu programa de desenvolvimento clínico que incluiu estudos de Fase II e III, designadamente os estudos TEMSO (TEriflunomide Multiple Sclerosis Oral) e TOWER (Teriflunomide Oral in people With relapsing remitting multiplE scleRosis). Nestes ensaios, teriflunomida 14 mg demonstrou reduzir significativamente a taxa de surtos e progressão de incapacidade em relação ao placebo.
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, inflamatória, crónica, degenerativa que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC). É mais comum entre os adultos jovens, estimando-se que afecte mais de 2,1 milhões de pessoas no mundo e cerca de 630 mil na Europa.