9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas

Centro Congressos do Estoril
Avenida Amaral 2765-192 Estoril
Portugal
PT
38° 42' 23.5404" N, 9° 23' 45.3156" W

Estão a decorrer as inscrições para o 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas. O encontro acontece de 12 a 14 de junho, no Centro de Congressos do Estoril e é uma oportunidade única de encontro entre especialistas do setor. Organizado pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF), o congresso tem como principal objetivo a promoção do papel do Fisioterapeuta na prestação de cuidados de saúde.

Este congresso pretende promover este papel para o exterior da profissão, numa missão que deverá ser conjunta de todos os fisioterapeutas. Estes profissionais são reconhecidos pelos seus clientes e pelos resultados obtidos, mas nem sempre pelas organizações, por outros profissionais de saúde e pelo público em geral.

Com um programa científico diversificado, este congresso é uma oportunidade de partilha de experiências, conhecimentos e atualização dos profissionais, quer através de especialistas nacionais, quer estrangeiros, de reconhecimento comprovado entre os seus pares.

As inscrições podem ser feitas online em http://congressoapf.org/ até 31 de março para usufruir de condições de preço especiais.

Saúde, Fisioterapia e Dor são as principais temáticas

Um painel de especialista de renome nacional internacional vai abordar diversas temáticas tais como: diferentes estratégias da terapia manual na abordagem à dor ‘Is it lost in translation? – Prática Baseada na Evidência’, os avanços da ciência na abordagem à dor, os sistema(s) de Saúde e Fisioterapia, a dor em Pediatria, o envelhecimento ativo e saudável, a dor e disfunção lombo pélvica: uma perspetiva multissistémica e psicossocial, a Fisioterapia respiratória no doente cirúrgico, a dor no utente neurológico, a abordagem multidisciplinar das disfunções temporo mandibulares (DTM), a dispneia...a “dor” do doente respiratório, a dor fantasma na pessoa com amputação, a qualidade em Fisioterapia e o ensino da Fisioterapia em Portugal.

Associação Portuguesa de Fisioterapeutas quer fisioterapia reconhecida pela sociedade

A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 12 de novembro de 1960. Podem inscrever-se na APF os fisioterapeutas nacionais e estrangeiros, diplomados pelas Escolas competentes portuguesas ou estrangeiras, que residam em Portugal, desde que os respetivos cursos estejam homologados ou equiparados nos termos da lei portuguesa e acordos internacionais e desde que exerçam a profissão de Fisioterapeuta.

Estimam-se em cerca de 9000 os fisioterapeutas em exercício em Portugal. É de salientar que a Fisioterapia deverá ser efetuada por um profissional, designado de Fisioterapeuta. O Fisioterapeuta é um profissional com uma formação superior, tendencialmente uma licenciatura, e que possui uma carteira profissional outorgada pelo Ministério da Saúde. No entanto, a realidade é que existem outros profissionais sem habilitações que exercem, por vezes, as mesmas funções de um Fisioterapeuta tendo em conta não existir qualquer enquadramento legal, em Portugal, que penalize esta prática de concorrência desleal e que põe em causa a saúde do paciente. Por isso, é importante que os utentes tenham o cuidado de se informar sobre as habilitações da pessoa que lhe está a efetuar os tratamentos. Associação Portuguesa de Fisioterapeutas acredita que a Fisioterapia e os fisioterapeutas oferecem um contributo indispensável para a saúde das populações e para a economia nacional. Contudo, é necessário que esse contributo seja melhor compreendido e reconhecido por aqueles que estão fora da profissão.

12/06/2015 a 14/06/2015 (ended)
País: