Dia Europeu do 112

INEM apela aos portugueses para colaborarem na triagem

O Instituto Nacional de Emergência Médica assinala hoje o Dia Europeu do 112, apelando aos portugueses que participem “activamente na activação do sistema” em caso de emergência e colaborem com os operadores na triagem da situação.

As chamadas efectuadas para o 112 são sempre atendidas por uma Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública, que canaliza para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) as chamadas relativas a situações de emergência médica.

Dados indicam que o INEM atendeu uma média de 3.457 chamadas por dia em 2014, que deram origem ao accionamento de diversos tipos de ambulância (emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

No total, foram atendidas em 2014 pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes 1.262.145 chamadas de emergência, mais 61.040 relativamente ao ano anterior.

Estas chamadas levaram à activação de 1.134.090 meios de emergência médica em 2014, mais 62.354 comparativamente com o ano anterior, acrescentam os dados.

No Dia Europeu do 112, o INEM recorda aos portugueses “um gesto simples” que “pode salvar vidas”: ligar o 112 quando as pessoas necessitam de ajuda das autoridades, seja devido a assaltos, situações de incêndios ou socorro e também em caso de emergência médica.

“É um alerta e um pedido de colaboração a todos os cidadãos que usam o número de emergência. O sucesso da missão do INEM é apenas possível se o cidadão participar activamente na activação do sistema de emergência, ligando 112 em caso de emergência médica e colaborando com os operadores na triagem da situação”, sublinha o instituto, em comunicado.

Para “um rápido e eficaz socorro às vítimas”, o INEM apela à população que informe de “forma simples e clara” os operadores, indicando o local onde a pessoa se encontra, o número de telefone do qual está a ligar, o tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.), o sexo e a idade aparente das vítimas, as queixas que apresentam e as alterações observadas.

“Quanto maior for o conhecimento do cidadão sobre a forma correcta de activação dos serviços de emergência mais eficiente será a actuação do INEM, daí a importância do Dia Europeu do 112 para fazer chegar esta mensagem aos cidadãos”, salienta.

O Número Europeu de Emergência 112 foi criado em 1991 e desde 2008 passou a ser o único número de emergência que pode ser usado de qualquer telefone fixo, móvel ou telefone público para aceder gratuitamente aos serviços de emergência em qualquer país da União Europeia.

Segundo o Eurobarómetro, apenas um em cada quatro cidadãos europeus sabe que o 112 pode ser utilizado em qualquer país da União Europeia em caso de emergência.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
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