Gripe aviária

Hong Kong eleva alerta após internamento de mulher em estado crítico

Hong Kong elevou o nível de alerta de gripe das aves depois do internamento de uma mulher em estado crítico, anunciaram as autoridades.

A doente de 68 anos foi hospitalizada no Dia de Natal, duas semanas depois de ter regressado da cidade chinesa de Shenzhen, no sul da China, onde tinha comido carne de frango.

10 pessoas foram diagnosticadas em Hong Kong como sendo portadoras do vírus H7N9, uma nova estirpe da gripe aviária que matou mais de 170 pessoas desde que foi identificada em 2013. Três dos 10 infectados com o vírus H7N9 em Hong Kong morreram. Segundo as autoridades, todas os infectados contrariaram o vírus no interior da China.

Hong Kong adoptou um sistema de alerta para a gripe aviária, depois do surto em 2003 de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que apresenta sintomas similares.

A epidemia da SARS afectou 1.800 residentes na antiga colónia britânica, causando 299 mortos.

 

Japão ordena abate de 42 mil frangos

As autoridades japonesas ordenaram o abate de cerca de 42 mil frangos no oeste do país, após a confirmação de um novo surto de gripe das aves, o segundo em menos de um mês.

Testes de ADN confirmaram a presença da estirpe H5 do vírus numa quinta na prefeitura de Miyazaki, na ilha de Kyushu, no sudoeste do país, depois de o proprietário ter reportado, este domingo, que várias aves de capoeira morreram repentinamente, informou o governo local.

As autoridades iniciaram o abate e solicitaram às quintas localizadas num raio de dez quilómetros em torno da propriedade afectada para não transportarem as aves para fora daquela zona geográfica. Este caso surge cerca de duas semanas depois de o Governo ter ordenado o abate de aproximadamente 4 mil frangos numa outra quinta em Miyazaki, o primeiro surto de gripe aviária no Japão desde Abril.

Não há informações que indiquem com certeza uma eventual ligação entre o primeiro surto e o agora detectado, de acordo com o Ministério da Agricultura que indicou que mais testes à estirpe serão realizados por um instituto de investigação apoiado pelo Governo.

A segunda quinta situa-se a cerca de cem quilómetros daquela onde foi detectado o primeiro surto em meados deste mês. Em Abril, cerca de 112 mil frangos foram abatidos em dois dias pela mesma razão, também no sudoeste do Japão.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock