Só 67 doentes em risco recebem remédio inovador da hepatite C
Até ao início deste mês a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) autorizou o tratamento com sofosbuvir de 67 doentes com hepatite C, escreve o Diário de Notícias online. Este medicamento inovador já mostrou taxas de cura de 90% e está a ser utilizado ao abrigo de um plano criado pelo Governo em Setembro para responder aos casos mais graves enquanto o Ministério da Saúde e o laboratório negoceiam o preço do remédio.
Este é um número que está aquém do anunciado pelo Infarmed. Esperava-se que até ao final do ano entre 100 e 150 doentes em risco de vida o estivessem a receber. Recorde-se que o último valor conhecido era 42 mil euros por doente e por tratamento.
O preço do medicamento tem sido o maior entrave no acesso e levou o Infarmed a anunciar este plano transitório até que as negociações com o laboratório terminem. O plano prevê o acesso a tratamentos com outros medicamentos e ensaios clínicos, permitindo responder a mais doentes de acordo com o estado de saúde e tratamentos que já tivessem tido acesso. De acordo com o Infarmed "120 estão em ensaios clínicos e 152 doentes estão autorizados para tratamento com Boceprevir". No total são 339 as pessoas tratadas ao abrigo do plano.