UHDC dá festa solidária pelo cancro
Com o mote “Vamos ajudar a ajudar”, a festa solidária conta com um rol de actividades lúdicas que começam pelas 15h00 com a realização de uma matiné e um concurso de karaoke e com a actuação, a partir das 21h00, de vários artistas nacionais, entre os quais, Carlos Moreno, Rafael Bailão, Natacha, Vivian Lima, Ana e Luís Portela.
Durante a tarde serão, ainda, realizados rastreios pulmonares que consistem na medição dos níveis de monóxido de carbono (CO) através de um sopro contínuo para um aparelho específico de medição.
O bilhete pode ser adquirido por cinco euros, valor que reverte, na sua totalidade, para ajudar a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) a financiar as suas acções, garantindo os apoios e serviços gratuitos a doentes oncológicos e familiares. “Vamos ajudar a ajudar”, apela Cláudia Costa, porta-voz da UHDC.
Segundo Cláudia Costa “o apoio dado pela UHDC não é unicamente informativo. Procuramos diariamente conseguir corresponder aos anseios e expectativas de todos os doentes oncológicos e seus familiares, pelo que o apoio emocional ganha um grande peso na nossa actividade”.
A porta-voz revela que “conseguimos há já 15 anos disponibilizar serviços de apoio gratuitos a doentes oncológicos e seus familiares. É nosso objectivo continuar a prestar este apoio, pelo menos, mais 15 anos e não queremos que o difícil contexto económico limite o nosso poder de resposta a quem mais precisa. Com as contribuições cada vez mais reduzidas, tornam-se essenciais momentos como este para conseguirmos angariar fundos que nos permitam continuar a ajudar milhares de doentes oncológicos”.
O cancro é a segunda principal causa de morte em Portugal e a primeira no grupo etário entre os 35 e os 64 anos. Prevê-se que as taxas de incidência de cancro podem aumentar cerca de 20%, até 2020.
Sobre a União Humanitária dos Doentes com Cancro
A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos. Fundada em 7 de Abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’, a União tem como primeiro objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas, beneficiando assim milhares de doentes com cancro mais carenciados.
A União foi pioneira no nosso país na criação de 4 diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Em termos de saúde pública, a União é membro efectivo do Grupo Técnico Consultivo da Direcção-Geral da Saúde.
Para mais informações: http://www.doentescomcancro.org/