Identificar precocemente a origem da dor lombar crónica
Cerca de 1 em cada 5 adultos sofre, actualmente, de dor lombar crónica - dor nas costas por um período superior a três meses 1,2.
Esta iniciativa pretende incentivar as pessoas que sentem dor nas costas durante um período superior a três meses a visitar o website www.naovirecostas.pt, para saber mais sobre as possíveis causas da dor nas costas, responder a um breve questionário online e obter informação para poder conversar com seu médico de família ou especialista.
Na maioria dos casos, a dor lombar crónica é mecânica, isto é, causada por um esforço maior ou uma lesão. Mas em cerca de 3% dos adultos, a dor lombar crónica é causada por inflamação, tendo que ser gerida de forma diferente.3,5 Existem várias causas para a dor inflamatória da coluna e, em alguns casos, pode levar até 10 anos para ser correctamente diagnosticada4. Este atraso no diagnóstico constitui uma preocupação porque, ao longo do tempo, as causas de dor inflamatória da coluna podem provocar restrições nos movimentos e, em casos mais graves, provocar a fusão dos ossos da coluna vertebral6.
“A maioria das pessoas continua a desvalorizar os sintomas de dores nas costas, muitas vezes por desconhecimento, atrasando a conversa com o médico, o que provoca também um atraso no diagnóstico correcto. Estas campanhas de sensibilização são importantes para chamar a atenção da população para a importância de valorizar os sintomas”, refere Justino Romão, presidente da Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA).
Fernando Pimentel, reumatologista, acrescenta: “Os sintomas da dor inflamatória da coluna passam por dores que persistem durante pelo menos três meses, que se agravam com o repouso e melhoram com o exercício, estão associadas a rigidez matinal e aliviam com medicamentos anti-inflamatórios”.
E lembra: “Estas queixas constituem um importante problema de saúde pública, precisamente porque afectam uma parte significativa da população em idade activa, conduzindo ao absentismo laboral, à quebra de produtividade e muitas vezes a uma retirada prematura do mercado de trabalho. Podem também ser responsáveis por uma mudança do estilo de vida do indivíduo, comprometendo a prática de actividade física e de actividades da vida diária (vestir, calçar, tomar banho,…)”.
O website www.naovirecostas.pt fornece informações básicas sobre os diferentes tipos e causas de dor nas costas. As pessoas que sentem dor nas costas durante um período superior a três meses são incentivadas a responder a um breve questionário online, ler mais sobre as possíveis causas, e encorajadas a consultar o seu médico.
Em Portugal, o ex-futebolista Jorge Andrade e a surfista Francisca Pereira dos Santos, são os padrinhos da campanha.
Referências:
1. Airaksinen O, et al. European Guidelines for the management of chronic nonspecific low back pain. Eur Spine J. 2006; 15:S192-S300
2. Koes BW, van Tulder MW, Thomas S. Diagnosis and treatment of low back pain. BMJ. 2006;332:1430–1434.
3. Hamilton L, Macgregor A, Warmington V, et al. The prevalence of inflammatory back pain in a UK primary care population. Rheumatology (Oxford) 2014;53:161-4.
4. Rudwaleit M, Sieper J. Referral strategies for early diagnosis of axial spondyloarthritis. Nat Rev Rheumatol. 2012;8:262–268.
5. National Ankylosing Spondylitis Society (NASS). Differentiating inflammatory and mechanical back pain. 2012.
6. Sieper J, Braun J, Rudwaleit M, et al. Ankylosing spondylitis: an overview. Ann Rheum Dis 2002;61(Suppl III):iii8–iii18.