Já provocaram mortos
Comissão Europeia propõe banir duas substâncias psicoactivas
Segunda, 1 Dezembro, 2014 - 16:58
A Comissão Europeia propôs que sejam banidas do espaço europeu duas substâncias psicoactivas cujo uso já causou dezenas de mortos na União Europeia nos últimos anos.
Uma das substâncias (4,4'-DMAR) é um estimulante, semelhante ao 'ecstasy', enquanto a outra (MT-45) é um opiáceo, como a morfina, indicou Bruxelas.
A primeira foi detectada em nove Estados-membros (Dinamarca, Finlândia, França, Hungria, Holanda, Polónia, Roménia, Suécia e Reino Unido), tendo provocado 31 mortes em três desses países (Hungria, Polónia e Reino Unido).
Já a segunda substância, que segundo a Comissão tem uma toxicidade muito acima da morfina, foi associadas 28 mortes e 18 intoxicações não fatais desde que foi detectada, em Outubro de 2013.
A recomendação da Comissão de proibir a fabricação e venda destas substâncias deverá agora ser aprovada pelo Conselho de Ministros da União Europeia.
Fonte:
LUSA
Nota:
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto:
ShutterStock