APDP abre as portas a toda a população
Em causa estão um milhão de portugueses, dos 20 aos 79 anos, que sofrem da doença e mais de 2 milhões dentro da mesma faixa etária que já têm pré-Diabetes. Isto significa que 40% da população adulta portuguesa já tem Diabetes ou está em risco de a desenvolver.
Por tudo isto, no dia 14 de Novembro, a associação de doentes mais antiga do mundo vai promover acções de avaliação de risco, rastreios, aulas de ginástica e uma aula de culinária para toda a população, com o objectivo de sensibilizar e de informar a população sobre esta doença.
Durante toda a manhã, das 8h30 às 14h00, realiza-se um rastreio gratuito na APDP (Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 1, em Lisboa), com testes de avaliação de risco, medição do perímetro abdominal, peso, altura, índice de massa corporal e glicémia.
Ainda durante a manhã, mas na APDP - Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º 11, em Lisboa) irão decorrer aulas de ginástica, de 30 minutos, para todos. Nestas aulas, serão apresentados alguns exercícios que podem ser incluídos no quotidiano e muito benéficos para a saúde.
Por fim, e porque a alimentação é uma componente fundamental na prevenção da Diabetes, às 12h00 terá lugar, na cozinha da APDP - Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º 11, em Lisboa), uma aula de culinária, com um chef e uma dietista, que darão conselhos e dicas para pratos saudáveis e muito saborosos.
“Todos os dias são detectados 160 novos casos de Diabetes. Na APDP, pioneira na prevenção e educação da área da Diabetes, acreditamos que, para combater estes números é necessário envolver todos os quadrantes da sociedade. São necessárias acções que vão ao encontro do quotidiano das pessoas, mostrando-lhes a necessidade de uma mudança de estilo de vida e de como essa mudança pode ser implementada na vida de cada pessoa”, salienta João Filipe Raposo, Director Clínico da APDP.
Programa - Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro
08H30-14H00 | Acções de Rastreio e de Avaliação de Risco da Diabete
APDP (Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 1, em Lisboa)
09h00-14h00 | Aulas de Ginástica (Sessões de 30 minutos)
APDP - Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º 11, em Lisboa) | Ginásio
12h00 | Aula de Culinária + Conselhos e Dicas para Pratos Saudáveis e Deliciosos
APDP - Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, n.º 11, em Lisboa) | Cozinha
Sobre a Diabetes
É uma doença crónica em larga expansão em todo o mundo. Segundo os números da Federação Internacional da Diabetes – IDF, a Diabetes atinge mais de 382 milhões de pessoas em todo o mundo, correspondendo a 8,3% da população adulta mundial e continua a aumentar em todos os países. Em 46% destas pessoas a Diabetes não foi ainda diagnosticada, prosseguindo a sua evolução silenciosa.
A Diabetes é uma doença crónica que tem graves implicações a nível cardiovascular e é a principal causa de insuficiência renal, de amputações e de cegueira. Esta doença é já a quarta principal causa de morte na maior parte dos países desenvolvidos e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda segundo dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, esta patologia pode conduzir a uma redução da esperança média de vida, pela primeira vez em 200 anos.
Em 2013 a Diabetes matou 5,1 milhões de pessoas. Estima-se que em 2035 o número de pessoas com Diabetes no mundo atinja os 592 milhões, o que representa um aumento de 55% da população atingida pela doença.
Portugal posiciona-se entre os países Europeus que registam uma mais elevada taxa de prevalência da Diabetes.
Sobre a APDP
Fundada em 1926, a APDP é a associação de doentes mais antiga do mundo. Com cerca de 50 mil diabéticos inscritos, desenvolve a sua actividades na luta contra a Diabetes e no apoio à pessoa com a doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com Diabetes na sociedade, enquanto elementos activos. A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação das pessoas com Diabetes. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento, são os principais objectivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes. Inscrições através do e-mail: [email protected] ou do telefone: 213 816 101. Inscrições através do e-mail: [email protected] ou do telefone: 213 816 101.Inscrições através do e-mail: [email protected] ou do telefone: 213 816 101.