Doentes internados no Barreiro trabalham todos na mesma empresa
“Os doentes trabalham todos numa empresa da zona de Alverca e residem no Barreiro. A população do Barreiro pode estar descansada e fazer a sua vida normal que não há nenhum problema”, concluiu.
Segundo o especialista, existem três casos confirmados de Doença do Legionário e mais um suspeito no Hospital do Barreiro, todos ligados a Vila Franca de Xira, onde na sexta-feira foi conhecido um surto causado pela bactéria legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal.
"Estão quatro doentes internados no hospital do Barreiro, três já com análises confirmadas de legionella e um outro que, apesar de não estar confirmado, todos os indicadores apontam nesse sentido", afirmou.
O delegado de saúde disse que dois doentes deram entrada na unidade hospitalar a 05 de Novembro e outros dois no dia 09 de Novembro, estando todos "estáveis". Todos são homens, com idades entre os 40 e os 50 anos.
O director geral da Saúde revelou que foram identificados casos de Doença do Legionário em várias regiões do país, como Castelo Branco, Barreiro e Porto, todos eles com "ligações claras" a Vila Franca de Xira.
De acordo com Francisco George, estes casos têm todos ligações "temporais e espaciais" a Vila Franca de Xira, região onde foi identificado um surto causado pela bactéria legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal.
No início da noite de domingo, Francisco George revelou que o surto de legionella já tinha causado 160 infecções e quatro mortes.
Suspensa por "precaução" colheita de sangue em Santa Iria de Azóia
A colheita de sangue que estava agendada para a próxima sexta-feira no Colégio Bartolomeu Dias, em Santa Iria de Azóia, foi suspensa “por medida de precaução” devido ao surto de legionella, segundo uma associação de dadores.
De acordo com um comunicado assinado pelo presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue Póvoa de Santa Iria, a suspensão deveu-se a uma informação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação no sentido do adiamento de todas as colheitas na área envolvente do surto de legionella.
No domingo, a colheita de sangue que estava a decorrer na sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria, foi suspensa como medida de precaução devido ao surto de legionella.
O presidente da Associação, Nuno Caroça, explicou domingo que a suspensão da colheita de sangue foi decidida pelo Instituto Português de Sangue e da Transplantação como medida de precaução.
Esta medida pretende, sobretudo, proteger os dadores, que, para dar sangue, devem estar em perfeito estado de saúde, explicou Nuno Caroça, adiantando que a bactéria legionella não se transmite por via sanguínea.
Primeira exposição ao surto anterior a 18 de Outubro
O director geral da Saúde afirmou hoje que a primeira exposição ao surto por legionella que está a afectar o concelho de Vila Franca de Xira é anterior ao dia 18 de Outubro.
Francisco George falava durante uma sessão de esclarecimento aos trabalhadores da empresa Adubos de Portugal, em Alverca do Ribatejo, uma das empresas que, por medida de precaução, desligou a torre de refrigeração.
Nesta empresa, segundo disse o administrador da Adubos de Portugal, presente na sessão, foi registada “meia dúzia” de casos.
De acordo com Francisco George, a primeira exposição à bactéria registou-se antes do dia 18 de Outubro, tendo continuado durante a segunda quinzena do mesmo mês.
O director geral da Saúde revelou ainda que vai ser criada uma morada de correio electrónico para responder a dúvidas e aconselhou a ida ao hospital no caso de sintomas.
Sobe para três número de pessoas internadas em Castelo Branco
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco disse à agência Lusa que hoje, às 12:00, deu entrada no Hospital Amato Lusitano (HAL), mais um doente infectado com legionella. "Entrou hoje, cerca do meio-dia, mais uma pessoa que se veio a verificar estar infectada com legionella", disse Vieira Pires à agência Lusa. Sobe assim para três o número de casos de doentes infectados com a bactéria da ‘legionella’ no HAL, sendo que os outros dois deram entrada durante o fim-de-semana - um no sábado, o outro no domingo.
Vieira Pires explicou que se trata de três homens, com idades entre os 50 e os 69 anos, "todos da mesma zona de Vila Franca de Xira".
"Os três são casos aparentemente moderados, nenhum se encontra nos cuidados intensivos até agora", adiantou. Segundo o responsável da ULS de Castelo Branco, os primeiros dois homens que foram internados durante o fim-de-semana no hospital, "encontravam-se na região para a colheita de azeitona".